segunda-feira, 23 de agosto de 2021

UESC ELEITA A SEGUNDA NO RANKING "UNIVERSIDADES JOVENS" DO TIMES HIGHER EDUCACATION

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), localizada em Ilhéus (BA), é a segunda colocada no ranking das “Universidades Jovens” com destaque para o curso de graduação em bacharelado de Engenharia Civil. O Times Higher Education (THE), especializado em rankings mundiais de universidades, organizou uma lista com as melhores “Universidades Jovens” do mundo. A organização define como “Universidades Jovens” aquelas fundadas a partir de 1971. No Brasil, na categoria Engenharia Civil, 10 instituições foram ranqueadas.De acordo com a lista do THE: 1º - Universidade Estadual Paulista (SP) e 2º - Universidade Estadual de Santa Cruz (BA).
Na avaliação do reitor da Uesc, professor Dr. Alessandro Fernandes de Santana, “esse é mais um resultado que nos traz alegria e que deve ser comemorado com toda a Uesc. É uma instituição internacional que avalia o resultado do trabalho da Nossa Universidade, desta vez destaca o curso de Engenharia Civil, e nos coloca numa posição privilegiada. Uma avaliação que mostra a importância e a relevância dos trabalhos realizados em nossa Instituição. “Contudo, continuo ressaltando que devemos mensurar os critérios estabelecidos pela instituição avaliadora, visando aperfeiçoarmos ainda mais esse caminho de crescimento da nossa Universidade. Apesar do cenário de restrições de recursos, nosso objetivo é qualificar ainda mais todos os nossos cursos de graduação de pós-graduação. Parabenizo aos docentes, discentes, coordenadores e diretores do curso de Engenharia Civil e do Departamento de Ciências Exatas da nossa Universidade”, frisa o reitor. O curso de Engenharia Civil da Uesc foi implantado em 2011, mas já está consolidado. Em 2017, após avaliação realizada pelo MEC, o curso de Engenharia Civil da Uesc, sagrou-se como a 2ª melhor conceituada do Nordeste e 11º no país. A nota obtida nesta avaliação trienal foi a máxima, 5.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

PIKINIKI


 

Teatro Popular de Ilhéus convida crianças a enviarem desenhos para seu próximo espetáculo

O Teatro Popular de Ilhéus está montando um novo espetáculo, que será lançado no mês de outubro em homenagem ao dia das crianças. Para incrementar o projeto, o grupo convida crianças de até 12 anos, de qualquer parte do Brasil, a enviar desenhos temáticos que farão parte da obra final. A montagem é um musical infantojuvenil que aborda a temática dos "monstros", viajando no imaginário da criançada acerca desses personagens fictícios que representam os medos e os encantos da infância. Com direção de Tânia Barbosa e Luís Alonso-Aude e músicas de Cabeça Isidoro e Pablo Lisboa, o espetáculo será transmitido virtualmente, cuja data de estreia será anunciada nas redes sociais do Teatro Popular de Ilhéus. Como parte do projeto "Meu monstro é um espetáculo", que pretende promover a interação com o público, o vídeo de abertura do espetáculo será composto por desenhos de monstros feitos pelo público infantil. Para participar, basta a criança desenhar um monstro de autoria própria em um papel, escrever o nome dele, que tipo de monstro ele é e o que ele faz, e pedir para o responsável digitalizar/fotografar e enviar em formato JPG, JPEG ou PNG para o e-mail monstrostpi@gmail.com até o dia 15 de setembro. O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural independente, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

sábado, 14 de agosto de 2021

JULIA NUNES CONTA "A HISTÓRIA DA ARVORE E DO MACHADO" DE SHERNEY PEREIRA E ILUSTRADO POR MARCOS MAURICIO

Mais um QTA Kids no ar! Dessa vez a tia @jullinunes2 conta a história da Árvore e do Machado, livro de Sherney Pereira ilustrado por @mmauricioita, editado pela @editus.uesc. Vai lá no perfil do insta @quetalambiental e confira o vídeo completo!


segunda-feira, 9 de agosto de 2021

BOZOLÓIDES


 

Documentário aborda processo criativo da peça teatral ‘Músicas Para Amar Demais’

O elenco da peça Músicas Para Amar Demais rememora seu processo criativo em um documentário disponível no Youtube (https://youtu.be/LdOjv4JgvRg). Os atores narram através de cartas para os seus próprios personagens a trajetória desde o encontro com o texto até sua apresentação no palco. A montagem produzida pela Pipa Produções, através do Prêmio Jorge Portugal 2020 da Funceb, ganha novo formato nesta criação da Abajur Soluções Audiovisuais. O processo de montagem iniciou em agosto de 2019, mas o encontro do encenador e ator Adriano Alves com o texto foi muito antes, em uma viagem em 2012. "Eu ainda era adolescente, talvez por isso me identifiquei tanto com essa dramaturgia feita para corações juvenis. Engraçado é que nem cheguei a assistir a peça, porque eu ia apresentar no mesmo horário em outro espaço. Mas, comprei o texto e trouxe para casa", conta o ator que tentou realizar o trabalho diversas vezes. A adaptação para o virtual durante a pandemia também é abordada nos depoimentos do filme. Além disso, é possível saber histórias de bastidores e acompanhar imagens feitas durante os ensaios da peça. “Me ocupei ao amor, ao perdão e ao desafio de viver você. Eu poderia escrever muitas coisas e dizer outras milhares, mas a única palavra que me vem é gratidão”, diz o ator Pablo Luan em depoimento ao seu personagem Felipe.

ESCOLHER?

 


quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Finitude humana ou providência? Filósofo da Uesb propõe reflexão diante da pandemia

A existência humana, sua finitude e seu modo de viver vêm sendo questionados desde os primórdios da civilização. Perguntas como quem somos e para onde vamos perpassam em várias áreas da ciência, desde a Filosofia até mesmo às Ciências Exatas. Atualmente, com o cenário causado pelo coronavírus, a pandemia deu mais visibilidade a essas questões. Quem nunca se deparou com pensamentos como “aconteceu por que tinha que acontecer” ou “se não deu certo era por que não tinha que dar”? Afirmações semelhantes a essas fazem parte do estoicismo, linha filosófica do século 3 a.C., que trabalha com ideia da aceitação e conformação com o que nos acontece, desde que sejam eventos que não estão sob o nosso poder. Na busca por aproximar o estoicismo dos pensamentos que estão presentes em nosso cotidiano, o professor de Filosofia da Uesb, Jasson da Silva Martins, desenvolveu a pesquisa “Viver e morrer de acordo com a Natureza”. De acordo com ele, o objetivo do trabalho foi também mostrar que assumir o conceito de finitude humana, presente nessa linha filosófica, é também assumir a condição humana. “O nosso tempo é marcado pela consciência de finitude, em diversos aspectos (finitude dos recursos naturais, questionamento sobre a existência de outras vidas em outros planetas e, com isso, de uma certa reserva sobre a existência de uma vida humana em outro plano, após a nossa morte)”, pontuou o pesquisador. O estudo ainda trabalha com a ideia de providência, que, dentro da escola estoica, seria tudo que está fora da escolha humana. Atento ao momento atual vivido pela humanidade, a pesquisa resultou em um artigo, que aborda o quanto a pandemia abriu espaço para as mais diversas discussões sobre a condição humana e que, nem sempre, são marcadas pela finitude, o que coloca em cheque essa principal característica da existência humana. “Mas o que encontramos cotidianamente? Nos deparamos com discursos políticos-religiosos ou travestidos destes aspectos que não reconhecem a nossa finitude e, por isso mesmo, faz uma avaliação equivocada da nossa condição, sobrevalorizando a condição humana de tal modo que quase não a percebemos mais como finita e falível”, reflete Martins. No trabalho, é possível também visualizar a discussão sobre a sabedoria, pois, para o estoicismo, ela se dá na aceitação dos fatos que acontecem sobre cada um e que não dependem do indivíduo. No entanto, isso coloca em evidência também a relação que há entre a providência ou destino com a liberdade de escolha. Até que ponto os acontecimentos são um efeito de uma causa ou são uma providência? Essa discussão pode ser encontrada quando se reflete sobre a pandemia, por exemplo. De acordo com o professor, existe um concesso entre os cientistas de que “a pandemia que estamos vivendo deve ser algo mais frequente daqui pra frente, uma vez que estamos ‘invadindo’, cada vez mais, o habitat dos animais transmissores e, nesse processo, entramos em contato com vírus que, sabidamente, está presente na natureza”, explica o filósofo. A partir disso, algumas reflexões podem ser encontradas no estudo. Até que ponto deve-se aceitar tudo como é? Será que devemos entender que para toda causa existe um efeito? A liberdade de escolha pode, também, prejudicar o habitat? Em que os conceitos de finitude humana podem contribuir para a relação do homem com o mundo em que vive? De que forma estão sendo expostos atualmente? 
O artigo completo está disponível para leitura gratuita, basta clicar aqui.

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Agosto com novidades nas aulas online do Balé Teatro Castro Alves

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA), companhia oficial de dança da Bahia, inicia o mês de agosto com uma nova agenda de aulas abertas online. Neste mês, elas deixam de acontecer em dias fixos e serão realizadas em dias aleatórios da semana. Os encontros de aprendizado são gratuitos e conduzidos por bailarinos que integram o corpo artístico do Teatro Castro Alves (TCA). As atividades são realizadas em sala virtual na ferramenta Zoom Meeting. As opções de turmas ao longo do mês começam às 13h30 ou 15h, e são ofertadas as modalidades de Balé Clássico e Pilates. O BTCA disponibiliza 10 vagas para participação de pessoas com nível de experiência intermediária ou avançada em dança, obrigatoriamente inscritas através de formulário, em link disponibilizado no perfil oficial do BTCA no Instagram (@btca.oficial). Nas segundas-feiras (02 e 09) e terça-feira (03), Leonard Henrique lidera a turma de Balé Clássico. Nas quartas-feiras (04 e 11) e terça-feira (17), Anna Paula Drehmer assume o comando, também no Balé Clássico. Já nas quintas-feiras (05, 12 e 19), terça-feira (10) e quarta-feira (25), Ticiana Garrido é responsável pelas aulas de Pilates. As pessoas interessadas em participar devem garantir a vaga, por ordem de inscrição, no dia de cada aula, através de link disponível das 9h às 11h. Cada aula só pode ser realizada mediante inscrição obrigatória. BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Ana Paula Bouzas e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 90 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”. www.tca.ba.gov.br

GODOêêêêê


 

sábado, 24 de julho de 2021

Forças de Segurança do Ceará fecham local onde acontecia campeonato nacional de rinha de galos em Pacatuba

Uma operação conjunta com base em investigações conduzidas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) resultou no encerramento de campeonato nacional de rinha de galos, na quinta-feira (22), em Pacatuba – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Estado. Suspeitos naturais de outros estados foram conduzidos à Delegacia Metropolitana de Maracanaú. O homem apontado como proprietário do local e organizador do evento foi preso em flagrante. Uma força-tarefa montada com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão em um sítio, no bairro Alto Fechado, onde acontecia um evento nacional de rinha de galos. No endereço indicado, os policiais encontraram mais de 800 pessoas reunidas de diversas cidades do país, além de 167 galos em situação de maus-tratos. O evento foi encerrado. Durante as abordagens, foram

terça-feira, 20 de julho de 2021

NEPAB - Uesc terá mais um milhão de peças sob sua guarda

Fundado em 2006, o Núcleo de Ensino e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab) é entidade de caráter científico, vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), situada no Departamento de Filosofia e Ciência Humana da Universidade Estadual de Santa Cruz (DFCH/Uesc) e autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para desenvolver atividades de pesquisa arqueológica e a guarda de acervos. O Nepab surgiu da necessidade de se ter um espaço que permitisse, inicialmente, o diálogo e aproximação entre o saber arqueológico e outras áreas do conhecimento para atender uma demanda na região e em toda Bahia. As pesquisas desenvolvidas propiciaram um importante acervo, beneficiando significativamente a comunidade acadêmica em nível de graduação e pós-graduação. No próximo ano, quando vai comemorar 16 anos, o Núcleo estará de casa nova e terá sob a sua guarda cerca de um milhão de peças. 602.315 virão da Acervo - Centro de Referência em Patrimônio e Pesquisa de Porto Seguro e outras 273.028 virão do IPHAN por conta das escavações do Pelourinho. Na Uesc já temos cerca de 90 mil peças que estão sob a guarda do Nepab. O prédio que está sendo construído para abrigar o Núcleo é o resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecido pelo Iphan, por conta de impactos ocasionados a sítios arqueológicos quando da implantação de parques eólicos na região de Pindaí (BA), pela empresa GPEXPAN, que vinha sendo discutido desde 2015. A GPEXPAN acabou sendo adquirida pela CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), uma das subsidiárias da Eletrobras, que assumiu o TAC firmado. São dois pavimentos situados em frente ao Pavilhão Pedro Calmon, no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, da Uesc, em Ilhéus; projetados para atender em espaços amplos, arejados e bem iluminados, em condições de excelência, com isolação térmica e acústica, tanto dos ruídos urbanos como daqueles gerados no próprio estabelecimento. A proposta arquitetônica explora a simplicidade e um bom padrão de qualidade reunidos em uma edificação para se obter uma economia nos recursos aplicados. O acesso ao prédio será por uma rampa e, internamente, se dará por corredores largos, sem dificuldades ou obstáculos. O acesso ao prédio será por uma rampa e, internamente, se dá por corredores largos, sem dificuldades ou obstáculos. O Nepab se configura como um Grupo de Pesquisa no Diretório do CNPq e como um Laboratório Multiuso. Duas linhas de pesquisa: “Mapeamento arqueológico das bacias dos rios Cachoeira e Almada: um estudo de Arqueologia Regional (Fase 3)”, coordenado pelo Prof. Dr. Walter Fagundes Morales; e “Morfologia do espaço urbano e rural da vila de Ilhéus (séculos XVI-XIX)”, sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo Henrique Dias; servem de guarda-chuva para quase duas dezenas de pesquisas de estagiários dos cursos de pós-graduação na área. O professor Walter Morales, atual coordenador do Núcleo, lembra: “Isso é possível porque o Nepab reúne pesquisadores, estudantes e técnicos de várias áreas do conhecimento, interessados em refletir sobre as formas de ocupação humana na Bahia e suas interrelações com áreas culturais vizinhas e o ambiente; bem como, entender as atividades socioculturais e processos tecnológicos associados à confecção de indústrias líticas e/ou cerâmicas desde tempos pré-coloniais. Também celebra convênios com instituições internacionais como Universidad de La República Uruguay (Udelar)”. Esse grupo estuda os contatos culturais havidos entre os segmentos europeus, africanos e indígenas no transcorrer do processo de formação da sociedade nacional de uma maneira geral e nas regiões identificadas como Costa do Descobrimento, do Cacau e do Dendê em particular; também pensa modelos explicativos sobre o uso do espaço intra e intersítio por meio da etnoarqueologia; e, por fim, divulga o conhecimento acadêmico para a comunidade na forma de uma Educação Patrimonial que permita à sociedade conhecer e valorizar o seu passado, tornando-se agentes na preservação do Patrimônio Cultural de forma compartilhada e responsável. “Mais importante é que as novas instalações do Nepab vão permitir aos pesquisadores e estudantes da Uesc realizarem exposições de artefatos arqueológicos históricos e pré-históricos, bem como oficinas sobre variados temas associados à Arqueologia para estudantes de escolas da rede pública e privada e população interessada”, finaliza o professor Walter Morales.

segunda-feira, 19 de julho de 2021

HILTON COELHO ENTRA COM REPRESENTAÇÃO NO MP CONTRA RETORNO DAS AULAS DIA 26 NA BAHIA

O deputado Hilton Coelho (PSOL), membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deu entrada na tarde desta segunda-feira, 19, em representação junto à Promotoria de Justiça de Educação do Ministério Público da Bahia contra “atos ilegais e atentatórios à saúde pública praticados pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Educação que tem como titular Jerônimo Rodrigues. Ele afirmou que ‘os alunos que não estiverem frequentando as aulas semipresenciais, a partir do próximo dia 26 de julho, perderão os benefícios concedidos àqueles que fazem parte da educação estadual, como o Bolsa Presença’. Contestamos este pronunciamento e tenho certeza que o MPBA tomará as medidas necessárias”, afirma o parlamentar. Para Hilton Coelho, “trata-se de pronunciamento que suscita um conjunto de questionamentos sanitários, técnicos e jurídicos, sobre a viabilidade do retorno as aulas presenciais sem a cobertura vacinal completa do corpo discente, dos servidores técnicos administrativos e do corpo docente. Ora, uma ameaça severa representa a possibilidade de corte de benefícios pecuniários, de natureza alimentar, pagos em benefício dos estudantes regularmente matriculados na rede estadual de educação e das suas famílias, em um momento de crise epidemiológica e econômica, que sujeita as famílias a graves dificuldades financeiras. Repudiamos tal postura”. Para o legislador, não há qualquer estudo técnico com respaldo científico que dimensione o risco sanitário para os estudantes, servidores técnicos administrativos e para os professores com doses incompletas de vacina, ou que estejam acometidos por graves comorbidades. “Trata-se de potencial medida administrativa que põe em risco a salubridade pública, a saúde e a vida dos membros da comunidade escolar baiana. A APLB-Sindicato já se posicionou contra a postura governamental. Em represália, na manhã da quarta-feira (14), o governador Rui Costa afirmou que os professores que não retornarem às salas de aula a partir do dia 26 de julho terão o salário cortado. O autoritarismo e a pressão não podem se sobrepor ao bom senso e ao diálogo”. Hilton Coelho solicitou que “o Ministério Público do Estado da Bahia investigue o teor das denúncias apresentadas com vistas à responsabilização administrativa, cível e, no que couber, criminal das autoridades políticas ora representadas. Solicitamos a apuração rigorosa e que seja proposta ação civil pública para a responsabilização jurídica dos agentes estaduais responsáveis pela condução da política pública que questionada. A ilegalidade, autoritarismo e atentado ao direito à educação não podem e não irão prevalecer”.

MEULEITE , MEU LIXO

 

Fui no atacadão com intuito de comprar LEITE EM PÓ e como todo homem que é desatento e olha apenas o preço me deparei com esse produto aí do lado, o nome é MEU LEITE, presumi que fosse leite em pó, esqueci de ler as linhas pequenas (dá próxima vez levo meu advogado rsrsrsrs) e catei logo, afinal, em época de governo bozo, as coisas aumentam todos os dias. Mas para a decepção o leite é na verdade COMPOSTO LÁCTEO ou como diz de forma esperta "COMPOSTO ALIMENTAR" para enganar ignorantes como eu. O trem horrível!!!! Quando se coloca no café vira umas bolas brancas e duras, se tentar fazer um chocolate vira um grude esquisito. Experimentei um pouco "in natura" e me pareceu estar colocando uma pedra de açúcar na boca. Um porcaria que, por certo tem enganado milhares de pessoas. Portanto, se não gosta de comprar lixo, passe longe desse tal MEULEITE! Se comprar, faça o que é mais justo, jogue no lixo.

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Filme sobre poéticas do Sertão do São Francisco estreia nesta quinta (08)

As poéticas do Sertão do São Francisco e o povo ribeirinho estão sempre presentes nos trabalhos cênicos do Coletivo Trippé, que reúne artistas que pesquisam a Dança e seu diálogo com outras linguagens. A partir desses estudos, nesta quinta (08), o grupo estreia um novo trabalho, o filme Uma Janela Interior. A transmissão começa às 20h30, no Youtube (youtube.com/coletivotrippe). O curta-metragem experimental é desdobramento do espetáculo Janelas Para Navegar Mundos. A criação de 2017, que já foi apresentada em palcos por vários estados do Brasil e recebeu diversos prêmios, agora se adapta ao audiovisual, sendo revisitada pelos criadores nesse período sem público por conta da pandemia. Esse desafio de recriar uma obra será tema da mesa-redonda realizada logo após a exibição do filme, contando com a participação dos bailarinos e equipe técnica. Para a bailarina Rafaedna Brito, a possibilidade de dançar em cenários naturais foi um dos pontos positivos desse novo processo. “Foi interessante investigar as cenas em novos cenários, a ideia desses novos ambientes me faz estar entregue durante as cenas e isso ajuda com que a proposta fique mais fluida e gostosa de fazer”, conta. Sobre se adaptar à relação com a câmera, ela diz que “de início foi bem estranho. Adaptar os espetáculos para vídeo era algo que nunca pensei em testar, mas tive que ir me acostumando e depois percebi como isso foi importante pro período da pandemia”. O projeto foi possível a partir da aprovação no edital dos Prêmios de Preservação dos Bens Culturais Populares e Identitários da Bahia Emília Biancardi. Para garantir a acessibilidade da obra, o coletivo investe em recursos como a tradução para Libras. “Sempre tentamos garantir essas ferramentas de acessibilidade, por entender que é nosso dever permitir que os diversos públicos acessem esses trabalhos, principalmente quando se há recursos públicos. Esse filme tem a Libras e já preparamos uma versão com audiodescrição para exibir em breve”, pontua Nilzete Miranda, produtora. A direção e o roteiro são assinados por Adriano Alves. Fernando Pereira foi o diretor de fotografia e também cinegrafista junto com o artista Jota. O elenco é composto pelos bailarinos Wagner Damasceno, Regiane Nascimento, Rafaedna Brito, Mary Ane Nascimento, Julia Gondim e Adriano Alves. A trilha sonora é original com músicas de Eugênio Cruz. A intérprete de Libras é Rejane Silva e a Acessu Comunicação fez a audiodescrição. A produção foi de Nilzete Miranda da Pipa Produções e a montagem e finalização da Abajur Soluções Audiovisuais.

terça-feira, 6 de julho de 2021

“Arquivo de Espaço” - Terceiro episódio de minissérie chega à cidade de Valença, no Centro de Cultura Olívia Barradas

GAL COSTA
Ativando espaços culturais da Bahia através de memórias que contam suas histórias mais subjetivas, “Arquivo de Espaço” chega à cidade de Valença, no baixo sul do estado, para adentrar o Centro de Cultura Olívia Barradas por meio do relato da profissional de serviços gerais Gal Costa. Este terceiro dos seis episódios da minissérie será exibido nesta quinta-feira, 8 de julho, às 22h, incluído no programa “Soterópolis”, da TVE Bahia. A produção tem direção de Larissa Lacerda, que também assina roteiro ao lado de Marina Martinelli, e é realizada pela Dimenti Produções Culturais. Transitando entre a atualidade pandêmica e um passado já quase remoto, em cada episódio, que tem duração de cerca de cinco minutos, o público testemunha uma conversa íntima entre um espaço e uma pessoa que o ocupou, ou que ainda o ocupa. São pessoas dos bastidores, profissionais muitas vezes invisibilizados, que habitam e que sustentam esses locais com suas presenças e sua força de trabalho. Na lista de equipamentos do interior da Bahia, estão, além do Centro de Cultura Olívia Barradas, também o Teatro Dona Canô, de Santo Amaro. De Salvador, participam o Espaço Cultural Alagados e o Teatro Gamboa Nova, em episódios já exibidos, além do Teatro Martim Gonçalves e do Teatro do Goethe-Institut.  “Arquivo de Espaço” não anseia por formalizar historiografias institucionalizadas, mas sim por celebrar, por meio de gente e suas memórias, a vida que existe nestas estruturas. A série parte da ideia de que nossas memórias, experiências e saberes são matérias fundamentais da história, da construção de novos futuros e da sobrevivência de uma cena, de uma cultura. Além do canal televisivo da TVE Bahia, há também transmissão pelo canal no YouTube (www.youtube.com/tvebahia).

ACHOU!


 

segunda-feira, 5 de julho de 2021

A BOMBA


 

Websérie ‘Papo de Arte Negra com Márcia Short’ enaltece protagonismo artístico feminino

 A websérie “Papo de Arte Negra com Márcia Short”, protagonizada pela cantora baiana Márcia Short, traz em seis episódios uma abordagem da musicalidade negra feminina incorporada à produção artística na Bahia. Com estreia prevista para o dia 11 de julho, a websérie será exibida sempre às 19h no canal da cantora no YouTube. O projeto cria espaço para as reflexões de uma artista negra com mais de 30 anos de carreira e vai além do fazer artístico ao refletir a trajetória de outras tantas artistas baianas negras. Na obra, Márcia Short fala de suas experiências e traz Lazzo Matumbi como artista convidado. Os seis episódios são voltados a diálogos com uma das mais importantes artistas negras do país em uma perspectiva interseccional sobre os impactos da desigualdade de gênero que ainda reverberam na trajetória da produção de uma artista negra. Márcia Short explora a perspectiva como artista sobre o seu próprio produto artístico, além de revelar os desafios de manter uma carreira por décadas em um país com pouco reconhecimento do protagonismo de mulheres negras. Ao longo de cada episódio da websérie, ficam evidenciadas as dinâmicas da produção musical brasileira e os seus meandros de funcionamento com base em noções de gênero, raça, região e regionalismo. As estratégias políticas desenvolvidas pela artista em Salvador, em um contexto marcado pelo racismo, ganham destaque na produção. Márcia acredita que a arte é uma ferramenta importante para a educação e fundamental para a transformação social. Ninguém melhor do que ela, que sempre viveu da arte no Nordeste, para ser capaz de proporcionar reflexões profundas acerca da indústria da arte e do entretenimento e discutir o futuro da música negra produzida diretamente na Bahia. A trajetória da cantora se apoia em iniciativas repletas de ineditismo, proporcionando espaços de fala de uma mulher negra artista, que construiu uma carreira de sucesso em um território que é forjado pelo machismo e pela misoginia e invisibiliza o discurso das negras além de resgatar a essência artística ao causar impactado por mudanças que promovam o direito e o espaço dessas mulheres. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal

sexta-feira, 2 de julho de 2021

PENETRAS, OPORTUNISTAS

Uma vez coxinha, sempre coxinha. JAMAIS ESQUECEREMOS!


 

Inscrições abertas para 5ª edição da Mostra Sesc de Música

Músicos de todo o estado da Bahia poderão inscrever suas composições na 5ª edição da Mostra Sesc de Música, projeto do Sesc Bahia que busca contribuir para o desenvolvimento da produção musical autoral e valorizar a qualidade de músicos e compositores em seus diferentes gêneros, estilos e formações. A inscrição é gratuita e feita através de formulário online, disponibilizado junto com o edital no site do Sesc Bahia - www.sescbahia.com.br - de 5 a 23 de julho. Ao todo, 9 artistas/grupos - compositores, instrumentistas, intérpretes, grupos ou bandas - serão selecionados por uma comissão formada por profissionais da área de música do Sesc, sendo originalidade, singularidade, inovação, qualidade técnica e artística alguns dos critérios utilizados. Os interessados deverão inscrever no mínimo 3 e no máximo 5 músicas, sendo que até 3 poderão ser selecionadas. Além do cachê, os selecionados gravarão suas músicas no Teatro Sesc-Senac Pelourinho e essas apresentações farão parte da Mostra, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de novembro deste ano, no canal www.youtube.com/SescBahiaOficial, O evento possibilitará a difusão desses novos trabalhos junto ao público, fortalecendo a identidade da música regional e incentivando a pesquisa musical. Para ficar por dentro de toda a programação comemorativa, basta seguir os perfis da instituição nas redes sociais: Instagram - @sescba | Facebook - facebook.com/sescbahia. Inscreva-se no canal Sesc Bahia do Youtube e acione o sino para receber a notificação das estreias. #tododiaédiadesesc