segunda-feira, 22 de abril de 2024

“OBEC Estudos & Pesquisas” vai discutir o mercado editorial da Bahia

“Editar na Bahia: Dinâmicas da Cadeia Produtiva do Livro em um Mercado Regional” – esta será a pesquisa apresentada e discutida na terceira edição do “OBEC Estudos & Pesquisas”, uma parceria entre o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) e o Doca1 – Polo de Economia Criativa, com a proposta de estimular diálogos sobre literatura especializada e investigações sobre a dimensão econômica dos setores culturais, artísticos e criativos. A dissertação, de autoria de Carolina Dantas, analisa dados obtidos com editoras baianas para entendimento deste setor e de suas implicações econômicas e culturais. O encontro acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, das 15h às 18h, no próprio Doca1, aberto ao público, com entrada gratuita.
Lançado neste ano de celebração de uma década de atividades do OBEC e com agenda mensal já confirmada até o fim de 2024, o “OBEC Estudos & Pesquisas” reúne pesquisadores/as, que compartilham pesquisas, finalizadas ou em processo, abrangendo desde estudos individuais de mestrado e doutorado até projetos desenvolvidos pelo Observatório ou outras entidades. É também reservado um momento para a discussão de um texto acadêmico sobre economia criativa. Os debates dão ênfase às abordagens teóricas e metodológicas.
Carolina Dantas produziu a dissertação de mestrado “Editar na Bahia: Dinâmicas da Cadeia Produtiva do Livro em um Mercado Regional” no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). A pesquisa busca conhecimento sobre a dinâmica da cadeia produtiva do livro e mercado editorial da Bahia e, a partir das particularidades deste segmento produtivo local, também aponta para questões relacionadas a mercados independentes e regionalizados no contexto da economia criativa. Além dos dados diretos obtidos com editores da Bahia, outras características e problematizações do mercado editorial são apresentadas na relação entre grandes e pequenas editoras; mercado global, nacional e regional/local; e nas conjunturas histórica, econômica, política e tecnológica do país e no mundo.Para completar a tarde de debates, Jalinson Silva (UFBA) apresenta o texto “The values of cultural goods and cultural capital externalities: state of the art and future research prospects” (sem tradução em português), de autoria de Trine Bille, publicado este ano no periódico acadêmico norte-americano Journal of Cultural Economics. O artigo analisa a medição do valor econômico de bens culturais e também do capital cultural que se adquire com o consumo de artes e cultura – um bem de valor subjetivo que pode ser igualmente acumulado e que promove impactos sociais, políticos e econômicos, chamados de externalidades.
OBEC e DOCA1 – Criado em 2014, o OBEC é um grupo de pesquisa interinstitucional sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), reunindo docentes e discentes da própria UFBA, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de pesquisadores independentes e de outras instituições, públicas e privadas, para a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia criativa. Os membros atuam em diversas áreas de conhecimento: artes, comunicação, economia, administração, estatística, gestão e produção cultural, entre outras.
O Doca1, que atua como uma plataforma de fomento e negócios da economia e de empreendedores criativos, abre o Estúdio do Forte de sua grandiosa sede de mais de 2.400 m² para o “OBEC Estudos & Pesquisas”, afirmando a sua missão de desenvolver e impulsionar o campo da economia criativa em Salvador.



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