sexta-feira, 12 de abril de 2024

DA TRAVESSIA AO PORTO

Sherney Pereira
Quando ainda menino, sofri. Sofri muito! Somente Deus foi testemunha das lágrimas, do pranto derramado ao me considerar uma criança abandonada. Estava eu me afastando do maior patrimônio o maior bem da minha vida, Era a escola o templo sagrado, o meu segundo e aconchegante lar. Se dependesse de mim, pelo meu gosto, nunca que teria deixado para trás o templo que amei com extrema devoção, a mestra querida, os meus condiscípulos. Ah, como penei. Penei como um cego errante sem ter os livros didáticos de todos os anos, o meu livro de leitura onde nele pude encontrar as coisas que eu mais gostava: poesias, fábulas, lindos e valorosos textos dos mais renomados autores brasileiros.
Mergulhei fundo nos livros de geografia, história, ciências, naturais, matemática, moral e cívica. Por admirar estética, procurava caprichar no caderno de "Caligrafia Vertical" aquele caderno onde se treinava as mais variadas formas modelar da escrita e da letra bonita. Saudade de tudo, até mesmo do "baba" na hora do recreio e dos fugazes momentos em que a gente conseguia, distante do olhar malicioso da professora, os dois dedos de prosa e o inocente namoro. Na verdade, a minha escola era como se fosse a minha segunda casa, o lar-doce-lar. Para mim, as férias de fim de ano não proporcionava prazer, não eram motivos de alegria e descanso. Era um período triste de desolação, porque não dizer uma longa e penosa tortura. 
Como poderia ficar tanto tempo sem o amável contato com a minha professora e os meus coleguinhas? Durante as férias, alguns sumiam, viajavam, desapareciam. A gente só voltava a se ver no retorno às aulas. Para mim, a volta às aulas tinha o maior significado. Era o mais lindo e precioso acontecimento da minha vida. 
A primeira aula do ano, se revestia de uma importância ímpar. Seria como se fosse o recomeço de tudo. Uma festa de final de verão, onde o Sol parecia mais brilhante, iluminando com fulgor o caminho do conhecimento e dos saberes. Afinal, era chegado o momento de estarmos juntos, todos, reunidos novamente no feliz reencontro; todos nós! A professorinha, os colegas, os assentos, o "quadro negro" o giz, a rechonchuda e malvada palmatória, a valente e surrada régua de madeira - a mesma era usada pela professora para as enérgicas pancadas sobre a mesa nos momentos em que era preciso pedir "silêncio!" Ah! por pouco não me escapava à memória aquele velho e estranho búzio que também continuava ali, silencioso, sobre a mesa da mestra. Eu nunca consegui compreender a sua utilidade; mas, acreditava -se que o mesmo substituía o relogio. Servia para controlar o tempo quando o aluno precisava ir ao rústico banheiro.feito de tábuas - ficava lá dentro do mato a poucos metros da escolinha rural da minha infância.
Tinha 12 anos quando terminei o curso elementar. Fui aprovado com "Distinção" consegui alcançar a maior nota da classe, 9, 5. Aquele seria então o meu último ano letivo. Em prantos, deixei a vida escolar que eu tanto amava. Algo dizia que eu jamais frequentaria uma sala de aula e, nunca mais voltaria a encontrar a linda e bondosa professora que não poupava elogios sobre a minha performance nos estudos. E os meus colegas? Que rumo tomariam? Ali, a vida, o destino impiedoso já delineava o destino de cada um. E eu? Que seria de mim sem escola, sem os meus coleguinhas, sem os livros didáticos com os quais vivi por aproximadamente, cinco anos. Me sentiria desgarrado, um náufrago, barco à deriva ao sabor do tempo e dos ventos, sem rumo, sem esperança. Eu não conseguiria viver sem os livros, eles, os meus mais fiéis e dedicados companheiros. Sem escola, sem estudos, eu seria um timoneiro pronto para levar o barco mar a fora lutando contra às intempéries da vida. O porto estaria longínquo, bem distante; não haveria perspectiva de terra à vista. Era tudo muito obscuro, só procelas e borrascas. Agora eu me sentia sozinho, desolado, sem norte. Todos estavam indiferentes ao meu credo, à minha fé, aos meus sonhos. Mas, apesar de tudo, tive que lutar, manter a calma, esperar que o mar revolto se acalmasse. 
Nunca me passou pela cabeça abandonar o barco. E olha que a caminhada foi longa, espinhosa e cansativa. Talvez eu nem tenha conseguido literalmente alcançar o cais, o porto dos meus sonhos, entretanto, creio firmemente ter encontrado durante a difícil travessia as tábuas de salvação às quais, me agarrei com todas a forças possíveis: os livros!. Os livros! Não fosse pelo hábito contínuo da leitura, decerto que eu não teria alcançado o tão sonhado e desejado porto.
Diante do exposto, até que poderia
dar-me por "satisfeito" sentindo me vencedor, feliz por ter conseguido a difícil travessia e aportar em terra firme. Sou feliz, sim! Feliz por haver tornado exequível o sonho, vislumbrar o mundo ao qual sempre quis e me identifiquei que é o mundo esplendoroso e fascinante da literatura. E assim, com a simplicidade que acredito te-la, hei de continuar firme, destemido, incansável no esforço da busca, até os últimos dias da minha vida,
Finalizo esse texto pedindo licença para parafrasear o nosso poeta maior, autor de "O Gondoleiro do Amor" Antônio de Castro Alves, dono dos mais lindos versos. "Oh, bendito o que semeia, livros, livros, à mão cheia e faz o povo pensar. O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar,"

Sherney Pereira é escritor - seu lançamento recente: Dulce e a Cachorinha Babalu - ZAP +55 73 99181-0792

Nenhum comentário: