segunda-feira, 15 de abril de 2024

Lei inscreve o físico César Lattes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou sem vetos a Lei 14.839/24, que insere o físico Cesare Mansueto Giulio Lattes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11). A norma é oriunda do Projeto de Lei 1631/22, dos ex-deputados Milton Coelho (PE) e Gustavo Fruet (PR), aprovado pela Câmara no ano passado e pelo Senado neste ano. “A importância do trabalho de Lattes foi também reconhecida por diversas honrarias”, disseram.
Biografia
César Lattes (1924-2005) graduou-se em física em 1943, na Universidade de São Paulo. Com outros dois pesquisadores, Giuseppe Occhialini e Cecil Frank Powell, comprovou a existência da partícula subatômica méson pi (píon). Ele é um dos fundadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a instituição homenageia o físico com o portal utilizado para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes – a Plataforma Lattes.
O livro - O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no memorial cívico Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e traz os brasileiros e as brasileiras que atuaram na defesa e na construção do País.
Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário: