Saiba diferenciar empresas que praticam greenwashing |
Discurso X Prática
Segundo a especialista em Compliance, a análise da coerência entre o que uma empresa diz e o que ela faz é fundamental. “Investigue se há práticas controversas, como o uso de combustíveis fósseis, excesso de embalagens ou exploração da mão de obra, que contradigam as alegações de sustentabilidade. Outra dica é verificar se a empresa incentiva a participação ativa de colaboradores e consumidores em suas iniciativas de sustentabilidade. O envolvimento em políticas públicas e ações de advocacy também são indicativos de um compromisso genuíno”, detalha.
Procure por coerência, informações detalhadas e relatórios
Para uma análise aprofundada, Chiaverini de Melo sugere recorrer a sites de ONGs ambientalistas e relatórios de especialistas, já que os rankings de sustentabilidade podem oferecer uma visão objetiva do desempenho ambiental das empresas.
O greenwashing é uma prática que pode confundir os consumidores e prejudicar empresas que realmente adotam políticas sustentáveis. Ao ficar atento aos aspectos enumerados pelos especialistas, o consumidor pode identificar casos de greenwashing e tomar decisões de compra mais conscientes. “Quando alguém define seus hábitos de consumo pautado na sustentabilidade, precisa se certificar de que está apoiando empresas que, de fato, são comprometidas com a prática ESG. O consumidor não é bobo, e só as empresas comprometidas de fato com esses valores sobreviverão num futuro próximo”, completa Pereira.
Para uma análise aprofundada, Chiaverini de Melo sugere recorrer a sites de ONGs ambientalistas e relatórios de especialistas, já que os rankings de sustentabilidade podem oferecer uma visão objetiva do desempenho ambiental das empresas.
O greenwashing é uma prática que pode confundir os consumidores e prejudicar empresas que realmente adotam políticas sustentáveis. Ao ficar atento aos aspectos enumerados pelos especialistas, o consumidor pode identificar casos de greenwashing e tomar decisões de compra mais conscientes. “Quando alguém define seus hábitos de consumo pautado na sustentabilidade, precisa se certificar de que está apoiando empresas que, de fato, são comprometidas com a prática ESG. O consumidor não é bobo, e só as empresas comprometidas de fato com esses valores sobreviverão num futuro próximo”, completa Pereira.
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