Giancarlo Giannelli lança o livro "Amazônia - Rio Tapajós" com imagens e relatos da expedição Barco da Saúde
Profissionais e estudantes da expedição Barco da Saúde prestam cuidados médicos e odontológicos a comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia - Crédito: Giancarlo Giannelli
Além das fotos, Giancarlo, durante a expedição, percebeu a importância de registrar o que estava por trás das lentes e refletiu sobre a experiência, a realidade da floresta e a vivência dessas populações. “Mais do que falar de beleza, o livro mostra como é importante estar ali, ver de perto, ouvir as pessoas e entender como vivem. A gente às vezes enxerga a Amazônia como algo distante, mas ela faz parte do que somos”, diz o fotógrafo. Este é o segundo livro de Giannelli sobre a Amazônia. Sua primeira obra, também baseada em registros do Barco da Saúde, deu origem à exposição “Amazônia: o Pulmão, o Sangue e os Glóbulos Verde Amarelos”, exibida no Museu da Imagem e do Som de Campinas em 2023. Durante as expedições, o autor também produziu um documentário com depoimentos de moradores, alunos e professores. O projeto audiovisual, citado neste novo livro, reforça o olhar sensível que está presente em toda a obra. O registro amplia a experiência vivida na expedição, revelando, os encontros, os aprendizados e as realidades de quem vive às margens do Tapajós.
A floresta e o rio são partes da vida diária nas paisagens do Tapajós - Crédito: Giancarlo Giannelli
O livro percorre o cotidiano das famílias indígenas, o acesso limitado à saúde, os aprendizados das equipes de atendimento, como essas populações estão diretamente ligadas ao rio e à floresta, e como essas relações têm sido impactadas pelas mudanças ambientais. “Fotografar a Amazônia é preservar a memória de um lugar que está mudando rápido demais. Em 2018, o Tapajós era um mar. Pouco tempo depois, o rio secou. Isso precisa ser dito”, comenta Giannelli, que também destaca a capa, com uma tarja amarela como símbolo de brasilidade: “É uma cor viva, solar, muito brasileira. E tem tudo a ver com o que vi por lá: a força e a simplicidade das pessoas, mesmo diante das dificuldades”, explica. Com edição da Giannelli Produções Artísticas, o livro reúne textos, design gráfico e tratamento de imagens assinados por Giancarlo Giannelli. A publicação foi viabilizada com patrocínio da Faculdade São Leopoldo Mandic e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
0 Comentários