segunda-feira, 11 de março de 2024

Com extensa programação, Parque Histórico Castro Alves celebra os 177 anos de nascimento do poeta baiano

Entre os dias 09 e 14 de março, ocorrerá mais uma edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio Castro Alves, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu. Durante o evento, uma série de atividades será realizada para celebrar a vida e a obra do poeta. Tendo sua primeira edição ocorrida no ano 2000, o Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves foi criado para homenagear o poeta no mês de seu aniversário. Reunindo pessoas de diversas regiões do estado, o festival já se tornou tradição na cidade e atrai participantes de todas as idades. Desde 2015, o festival foi dividido em duas categorias: Adulto e Infantil. "O Festival é uma ação programada pelo museu e reflete nosso compromisso com a interiorização da cultura e a preservação da herança literária. Castro Alves não apenas escreveu versos marcantes, mas também foi um importante aliado na luta contra a escravidão. Por isso, o evento, sediado no Parque Histórico Castro Alves, não apenas homenageia o poeta, mas também revigora os ideais de igualdade e justiça nos quais construímos nossa política" comenta a historiadora Luciana Mandelli, Diretora Geral do IPAC. Neste ano, o evento terá início no sábado, 09 de março, com o 8º Festival Infantil de Poemas de Antônio de Castro Alves, o 21º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e a apresentação musical de Jota Silveira. As festividades encerrarão no dia 14 de março, data de nascimento do poeta, com alvorada às 5h da manhã, Missa Festiva, Feira de Artesanato, Premiações, Apresentações e Shows.
Parque Histórico Castro Alves
Gerido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o Parque Histórico foi erguido em um espaço de mais de 50 mil metros quadrados e inaugurado em 1971, exatamente 100 anos após a morte do poeta. O equipamento dispõe de um acervo de mais de 800 objetos, incluindo fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros, indumentárias, utensílios domésticos e artes visuais, conectados a memória de Castro Alves, sua família e construídos em homenagem ao poeta.
O Poeta
Antônio Frederico de Castro Alves, conhecido como Castro Alves, nasceu em 14 de março de 1847, na Fazenda Cabaceiras, em Cabaceiras do Paraguaçu, cidade baiana a 170 km de Salvador. Reconhecido como o "Poeta dos Escravos", ele foi uma figura central na Terceira Geração da Poesia Romântica, famosa por suas contundentes críticas à escravidão e seus ideais abolicionistas e republicanos. Suas obras mais conhecidas incluem "Espumas Flutuantes", ‘’Navio Negreiro’’, "Gonzaga ou A Revolução de Minas" e "Cachoeira de Paulo Afonso".

Nenhum comentário: