quinta-feira, 21 de março de 2024

BH Airport aumenta em 550% a captação e reaproveitamento de "água cinza"

Dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Neste ano, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) definiu o mote da campanha comemorativa como: “A Água nos Une, o Clima no Move”, reforçando que a busca por soluções para preservação desse importante recurso é responsabilidade de todos. E essa é uma demanda urgente: de acordo com o estudo Impacto da Mudança do Clima nos Recursos Hídricos do Brasil, há uma tendência de redução na disponibilidade de água para quase todo o País, incluindo grandes centros urbanos e regiões importantes para produção agrícola, como a bacia do rio São Francisco. Nesse sentido, o BH Airport dá sua contribuição, colocando em prática ações que contribuem para o uso sustentável da água. Um exemplo é o sistema de coleta, armazenamento e reaproveitamento, que fica no Terminal de Passageiros 1 e 2. Esse sistema capta a água de chuva nos telhados do aeroporto e a água cinza, que vem das pias e chuveiros do terminal. Todo volume captado é tratado e direcionado a pontos de reaproveitamento, como abastecimento de instalações sanitárias (vasos e mictórios); irrigação da área verde e sistema de climatização.
Em 2023, o sistema de coleta captou e reaproveitou 863 m³ de água de chuva, o que significa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Já em relação às águas cinzas, foram captados e reaproveitados 15.067 m³ em 2023, um salto significativo de 550% em relação ao ano de 2022.
O gerente de Engenharia e Manutenção do BH Airport, Emerson Chaves, destaca que o uso sustentável da água é um compromisso do aeroporto, que está empenhado em aumentar a captação e reuso de águas pluviais e cinzas em 2024. “Hoje, o sistema de coleta do aeroporto contribui para a redução de cerca de 8% de todo o consumo de água potável do sítio aeroportuário e estamos trabalhando para que essa representatividade cresça, garantindo o uso cada vez mais racional desse inestimável recurso”, afirma.
Chaves lembra ainda que, nos últimos anos, o aeroporto vem se destacando no Brasil e no mundo em práticas ESG, tendo sido reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o aeroporto mais sustentável do Brasil. Além disso, o terminal foi reconhecido três vezes seguidas como um aeroporto verde pelo Green Airport, da ACI (Conselho Internacional de Aeroportos).

Nenhum comentário: