sábado, 2 de fevereiro de 2019

ELA SEMPRE FOI REBELDE...

O ônibus é um ótimo lugar para desabafo, lamentações, contar histórias ou piadas. Em Itabuna, onde a lotação beira o absurdo reforça essa tese, o calor, pisão de pés e a demora é um estímulo para isso.
A história é verídica, mudei alguns detalhes para a desconhecida não se identificar com facilidade, por isso também não cito o itinerário.
Duas senhoras jovens conversando bem perto e eu na torcida para que não chegasse o ponto delas antes que a história chegasse ao final.
--Amiga, chegou quando de Vitória ES?
--Fazem alguns meses e com novidades: Agora sou uma avó!
--Meu Deus!!! Lucy casou? (tentando minimizar a gravidade).
--A verdade é que ela sempre foi rebelde, repetiu três vezes a 5ª série, e decidiu largar a escola. Ao mesmo tempo apareceu em casa com um namoradinho. Eu fiquei chocada e disse que ela estava invertendo as prioridades e o jovem falava tanta gíria que eu pensava estar falando uma outra língua. Enfim, concordei com o namoro, meio triste. Só comecei a namorar com 16 anos e mesmo assim não era nada sério.
--Entendi. Melhor namorar em casa que na rua, né amiga?
--Que jeito? (respondeu com olhar no horizonte). Cerca de quatro meses depois o jovem tentou me falar alguma coisa, mas foi Lucy quem fez a tradução dizendo. "Mãe, não vou viajar com você para Vitória. Nós vamos para a casa dele, vamos ficar juntos.
--Nossa! tão rápido assim.
--Viajei, resolvi meus problemas e retornei ainda preocupada. Mas encontrei Lucy em casa com a barriga enorme. Olhei com naturalidade procurando esconder a decepção e o que ouvi dela me deu vontade de rir, mas me segurei diante da mistura de sentimentos: "Mamãe, fiz um teste de farmácia e deu positivo, tenho que ir num ginecologista confirmar".
--Filha, você está com, pelo menos 7 meses de gestação, percebi algo diferente em seu corpo quanto parti para a viagem. Por isso cedi com tanta facilidade quando você decidiu não viajar.
E prosseguiu falando com a amiga, já puxando ponto. --O tal namorado foi mandando pela família para uma outra cidade e Lucy desolada ficou comigo. Nasceu um lindo menino que espero criar com toda dedicação, já que a mãe simplesmente não se importa com o bebê e ainda se recusa a amamentar.

Nenhum comentário: