sexta-feira, 2 de março de 2018

Matita Perê apresenta o show Reino dos Encourados no Gibão de Couro



O grupo baiano Matita Perê, formado pelos músicos e compositores Borega, Rafael Galeffi e Luciano Aguiar, leva o universo do disco Reino dos Encourados, lançado em 2017, para a varanda do restaurante e casa de eventos Gibão de Couro, na Pituba. O show, que acontece sexta-feira, dia 2, às 20h, vai além do repertório do CD, trazendo arranjos para clássicos da música brasileira e outras composições autorais do grupo que também evocam o universo sertanejo.Pai de Borega, Giberval Melo (1939-2006) assina cinco faixas do álbum, feito em sua homenagem. São canções que demonstram seu olhar especial para as temáticas do vaqueiro e da existência humana diante da aridez do sertão. Elas dialogam, no repertório, com músicas dos matitas, a exemplo de Baião Bachiado, premiada como Melhor Música Instrumental do Festival da Educadora FM 2016.
Para a apresentação, o Matita Perê contará com dois músicos de primeira linha, o acordeonista feirense Rogério Ferrer, que também participou da gravação do CD, e Marcos Santos, na percuteria. O público vai apreciar ainda arranjos especiais para clássicos nordestinos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil e Alceu Valença e até uma canção surpresa, jobiniana, que ganhou sotaque de xote.
O disco Reino dos Encourados foi patrocinado pelo jornal Tribuna Feirense, uma iniciativa do seu presidente, o médico e cronista César Oliveira. A obra é uma reverência aos ritmos de grande apreço ao nordestino e também a Feira de Santana, antigamente conhecida como Santana dos Olhos d’Água, por conta das lagoas que abasteciam tropeiros e boiadas. A cidade foi o nascedouro do projeto do disco e local onde a maior parte dele foi realizada.
“O Matita Perê é um dos segredos mais bem guardados da música baiana”, Chico Castro (Jornal A TARDE, 3.4.2017)

Nenhum comentário: