domingo, 27 de agosto de 2017

JAIR GABRIEL LANÇA LIVRO DE ARTE NO TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS EM SETEMBRO


“Amazônia, a Natureza em Destaque” - Editora Capella, 2017 - livro de Jair Gabriel da Costa, terá lançamento em Ilhéus, no próximo dia 14 de setembro, na galeria do Teatro Municipal, às 19 horas, com entrada franca. Reunindo 129 telas, a obra registra parte da produção do artista, nascido em 1950, em Porto Velho, Rondônia. Filho de seringueiro, Jair Gabriel passou a infância e parte da juventude na Floresta Amazônica, tendo, entretanto, iniciado sua carreira artística há cerca de duas décadas, aos 45 anos de idade, quando já residia na cidade de Salvador. No dia 05 de maio p.p. o livro foi colocado no mercado, com um concorrido lançamento no Palacete das Artes (Graça, Salvador, Bahia). A publicação traz, além das imagens das pinturas, informações sobre mostras realizadas e textos de análise da obra, escritos por outros artistas e especialistas, como Antonia Herrera, doutora em teoria da literatura e literatura comparada, e o jornalista e escritor Carlos Ribeiro.
Autodidata, a pintura de Jair Gabriel é primitivista ou naif, estilo que, por definição, caracteriza-se pela “expressão espontânea, desamarrada de método, livre de convenções e, não raro, envolta em uma aura de certa ingenuidade”. Com características muito próprias e marcantes, suas pinturas são realizadas com a técnica do pontilhismo – “na qual em lugar das pinceladas há o agrupamento de pequenos círculos que, meticulosa e pacientemente, são agrupados e ganham forma”. Sobre seu trabalho, Jair Gabriel diz: “desde o início, sou movido pela intuição. Quando comecei a pintar não sabia da existência do pontilhismo, que hoje sei ser uma técnica que era usada inclusive pelos povos aborígenes australianos. Pintava aquilo que vinha ao pensamento. Quando uso uma cor, já sei qual será a próxima. Não estudei isso”. Seu primeiro contato com o universo da pintura foi através do artista plástico baiano Edson da Luz, que lhe forneceu incentivo, tintas, telas e pincéis.
Beleza, mistério e encanto estão presentes nas telas de Jair Gabriel. A temática que aborda, retratando plantas, bichos, aves, sons da floresta, lendas e figuras carregadas de misticismo, lembram histórias de selva, e são compostas em cores, ora vibrantes, ora contidas. Ermanna Cavazzoli da Costa, curadora de sua obra, e organizadora do livro, explica que “mais do que uma alusão à temática do autor, o título da obra “Amazônia, a Natureza em Destaque”, é um chamado para um mergulho em uma Amazônia que vai além da grande reserva da fauna, flora e dos recursos naturais que o país possui. É uma imersão em uma Amazônia mitológica, rica de signos e de significados. “A surpreendente pintura de Jair Gabriel, feita de arte e invenção, viva e bela, me comove”, disse a saudosa Zélia Gattai, em ocasião de visita à exposição do artista. Ilhéus e ilheenses estão sendo presenteados com esta oportunidade! O Livro de arte de Jair Gabriel merece lugar de destaque em sua biblioteca! Imperdível!
Texto: Jane Hilda Mendonça Badaró

Nenhum comentário: