terça-feira, 22 de novembro de 2016

SecultBA e Funarte promovem oficinas de capacitação artística em Salvador e Vitória da Conquista

Em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), viabiliza a realização de oficinas, em Salvador e em Vitória da Conquista, do Programa de Oficinas de Capacitação Técnica e Artística em Artes Cênicas, que tem por objetivo qualificar profissionais que se interessam por investigar seus próprios processos estéticos e para quem trabalha na área de produção e gestão cultural. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 25 de novembro, através de formulário disponibilizado no blog www.espacosculturais.wordpress.com. As vagas são limitadas e será feita seleção dos participantes a partir das informações dadas no preenchimento da inscrição.

Em Salvador, o Centro Cultural Plataforma recebe a Oficina de Honestidade Artística, facilitada por Jorge Alencar, artista que atua nos campos da dança, cinema, teatro, curadoria, escrita e educação. A proposta consiste no desejo de acessar as pulsões e fantasias artísticas mais íntimas de cada participante. Em conversas francas e práticas de composição performativa, a oficina estimula um processo de autoescavação criativa, problematizando certos pares de oposição como profundo versus superficial, arte versus entretenimento e profissional versus amador. A oficina é voltada para artistas das diversas áreas, que desejem performar independentemente de suas habilidades específicas. As aulas acontecerão entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, das 18h às 22h, com certificado de 20 horas.

Já a comunidade cultural ativa ao redor do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, pode participar da oficina de gestão e produção cultural O Avesso da Cena, ministrada pelo gestor cultural e membro dos conselhos gestores do Galpão Cine Horto e da Casa do Beco, Romulo Avelar. Avelar é autor do livro de mesmo nome da oficina, que coloca em foco o emaranhado técnico, administrativo, financeiro e político que dá suporte à cena cultural brasileira. A formação tem como objetivo estimular o empreendedorismo, discutir a sustentabilidades dos grupos locais e incentivar o desenvolvimento de ações coletivas e colaborativas. Seu público-alvo são atores, produtores e gestores culturais, como também estudantes de artes cênicas, comunicação, administração e direito. As aulas se iniciam no dia 8 e vão até 11 de dezembro, das 14h às 19h, também com certificado de 20 horas.

Para os artistas, esta é uma oportunidade de promover um intercâmbio de conhecimentos e experiências. São ações que promovem encontros e aproximam vivências diversas para o campo das artes cênicas em todas suas modalidades, além de garantir um processo de qualificação da comunidade artística local em diálogo com perspectivas mais diversas.

No formulário de inscrição, além das informações básicas, o candidato deverá incluir seu currículo, como também uma carta de intenções. O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de novembro. Para mais informações, contatar a DEC através do telefone (71) 3103-3278, ou pelo e-mail diretoria.espacos@cultura.ba.gov.br.

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