quarta-feira, 23 de novembro de 2016

1.000.000 de inscritos nos quadros da OAB. Isso é bom?

por Hyago de Souza Otto


Em recente notícia, a Ordem dos Advogados do Brasil apontou uma marca histórica: o Brasil atingiu o número de 1 milhão de inscritos nos quadros do exame da ordem.É provável que nem todos os inscritos exerçam a atividade da advocacia, mas o número impressiona.
O país tem 206 milhões de habitantes, mas apenas 11,3% da população tem ensino superior. Isso equivale a um pouco mais de 23 milhões de pessoas.
Assim, 4,34% das pessoas com ensino superior no Brasil estão inscritas nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil.
Quanto à população total, 0,5% dos brasileiros está inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.
Há 1 advogado para cada 206 brasileiros.
Pode parecer muito, mas é importante ressaltar que se está tratando apenas dos inscritos na OAB.
O número de bacharéis em Direito é, certamente, muito superior a isso: o número de servidores públicos, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, além daqueles que não estão inscritos na OAB (não aprovados, não exercentes do ramo jurídico, etc.) é capaz de, facilmente, triplicar o número indicado.
O excesso de profissionais em determinada área cria uma grande demanda de profissionais e um desequilíbrio quanto à necessidade. O mercado satura. O resultado são remunerações cada vez mais baixas e profissionais desempregados.
Cada vez mais ouvem-se casos de advogados cobrando R$ 20,00 para realização de audiências, o que gera indignação, mas é decorrência lógica dessa enxurrada de profissionais na área.
Uma coisa é evidente: para bons profissionais sempre haverá espaço.
Ainda há quem consiga descobrir bons nichos de mercado, especializando-se, aprimorando e aprofundando sua preparação.
Contudo, é fundamental orientar e direcionar aqueles que vão se inserir no ensino superior, para que haja maior diversidade de ingresso nos cursos.

Hyago de Souza Otto

Nenhum comentário: