domingo, 20 de novembro de 2016

O livro ‘100 Melhores Filmes Brasileiros’ será lançado no XII Panorama Coisa de Cinema

O livro 100 Melhores Filmes Brasileiros, organizado pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e o Canal Brasil, será lançado em Salvador no dia 16 de novembro, às 14h40, no XII Panorama Internacional Coisa de Cinema. O evento acontece no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha e será acompanhado por uma mesa-redonda com os críticos baianos Adalberto Meirelles, Amanda Aouad e Rafael Carvalho, que participam da publicação.

Com formato de livro de arte, a publicação é ricamente ilustrada por ‘fotos das produções selecionadas, apresentando obras de diferentes períodos, gêneros e formatos. Entre associados da entidade e convidados, 100 Melhores Filmes Brasileiros reúne textos, com viés ensaístico, dos mais importantes críticos e estudiosos de cinema. Cineastas como Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Rogério Sganzerla e Carlos Reichenbach têm obras analisadas na publicação. Produções recentes também ganham destaque, com a inclusão de Que horas ela volta?, Tropa de Elite, Cidade de Deus, Tatuagem e Amarelo Manga, entre outras. Os baianos estão representados por Glauber Rocha, com Deus e o Diabo na Terra do Sol, Terra em Transe, O dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, A idade da Terra e Di; André Luiz Oliveira, com Meteorango Kid - Herói Intergalático; e Edgar Navarro e seu SuperOutro.

A lista dos 100 melhores foi definida por votação promovida pela Abraccine no ano passado, as escolhas feitas por associados e convidados de todo o Brasil foram divulgadas em novembro de 2015.

Para o presidente da Associação, Paulo Henrique da Silva, o livro preenche uma lacuna deixada pelos veículos de comunicação. “Até os anos 90, os jornais e revistas de cinema dedicavam páginas inteiras à discussão de um determinado filme. Hoje, os espaços não só estão reduzidos como são majoritariamente dominados por superproduções de Hollywood”, analisa.

Paulo Henrique da Silva, a obra “é um guia fundamental para quem deseja conhecer mais sobre o cinema brasileiro, suas épocas e a maneira como dialoga com a nossa realidade”.

A mesa-redonda que acompanha o lançamento tem foco em Superoutro, de Edgard Navarro, e Meteorango Kid - Herói Intergalático, de André Luiz Oliveira, e vai abordar a presença do cinema baiano e seus artistas na história do cinema brasileiro. O crítico e jornalista Adalberto Meireles; a crítica Amanda Aouad, editora do site CinePipocaCult; e o crítico e pesquisador Rafael Carvalho também debaterão a Bahia como tema e cenário para grandes obras. Todos eles são membros da Abraccine. A atividade é aberta ao público e gratuita.

O Panorama Internacional Coisa de Cinema segue até o dia 16 de novembro, com patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura. Realizado anualmente em Salvador e Cachoeira, o festival conta com apoio da Prefeitura de Cachoeira e do jornal Correio.

SERVIÇO
O que: Lançamento do livro 100 Melhores Filmes Brasileiros
Quando: 16 de novembro, às 14h40
Onde: Salvador: Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha (Praça Castro Alves – Centro. Tel: 71 3011-4706)
Preço: Gratuito
Informações: (71) 3011-4703 / 3011-4706
Programação completa: coisadecinema.com.br/xii-panorama/

Nenhum comentário: