terça-feira, 15 de novembro de 2016

CYRO DE MATOS ASSUME CADEIRA DE RUY BARBOSA NA ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA



O escritor Cyro de Mattos e a presidente da FICC, Nilmecy Santos Gonçalves, em cerimônia de posse de Mattos entre os imortais da Academia de Letras da Bahia.
Na quinta-feira (11), em Salvador, o grapiúna escritor Cyro de Mattos tomou posse da cadeira de nº 22 da Academia de Letras da Bahia (ALB). o escritor também ocupa lugares nas academias de Letras de Itabuna e Ilhéus.
Na cerimônia de posse, representaram o município de Itabuna Nilmecy Santos Gonçalves, atual presidente da FICC, e a escritora Sônia Maron, atual presidente da Academia de Letras de Itabuna.
Segundo Nilmecy Santos Gonçalves, “esse momento é muito importante não só para ele como escritor e como intelectual, mas é muito simbólico para Itabuna, berço de tantos outros gênios da literatura e que, agora, tem mais um em sua lista, ratificando a potencial natureza grapiúna para as artes, para a cultura e para as letras. Estamos felizes porque nossa cidade, mais uma vez, com a escolha de Cyro de Mattos para ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia, brilha nesta casa numa constelação de estrelas que jamais se apagará e que estará para sempre marcada pelo especial talento proveniente de uma cidade que tem cheiro de cacau e um texto, seja poético, seja em prosa, com os resquícios de nossa história, nosso rio, nossas pedras pretas”, concluiu.
Cyro de Mattos ocupa a cadeira que pertenceu originalmente ao poeta Ruy Barbosa e é o número 5 entre os itabunenses que já integraram ou integram a maior casa literária do estado, que já teve como representantes itabunenses os escritores Jorge Amado, Itazil Benício e Hélio Pólvora. Entre os membros efetivos, consta na lista ainda o também itabunense jornalista Samuel Celestino, que escreve para o jornal A Tarde.
Informações da FICC

Nenhum comentário: