quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CHUVEIRO ELÉTRICO: INVENÇÃO BRASILEIRA

UMA PROPAGANDA DA DUCHA CORONA EM 1976,
DETALHE: ERA RARO UMA TV COLORIDA
Nem todos sabem mas o eletrodoméstico mais comum  e útil em época de frio consiste em uma legítima criação nacional há mais de oito décadas e foi desenvolvido em 1927 pela USP graças a chegada da energia elétrica nas residências na terra da garoa, onde dizem que, na época fazia um frio de rachar os dentes.
A princípio era de fabricação artesanal, mas as empresas evoluíram para a produção em escala comercial, ainda que pequena, na década de 40. O perigoso invento para aquecimento da água dependia de uma chave elétrica que, por sua vez, acionava uma resistência.
A primeira evolução significativa foi o modo automático, uma forma de aquecimento mais barata e acessível que existe até hoje.
Os mais velhinhos devem lembrar das propagandas da Ducha SS por volta das décadas de 60/70, esta foi a primeira ducha feita de plástico, o grande diferencial desse material que funcionava como um isolante térmico e elétrico garantindo total segurança ao consumidor na hora do banho. Essa inovação garantiu à Corona o título de pioneira na fabricação de duchas no país, além de ter contribuído para a evolução do design das duchas metálicas das décadas anteriores. Pois é, isso você não aprende na escola. rsrsrs - www.marcosmauricio.blogspot.com

Nenhum comentário: