Maricota e as formigas tem ilustrações de Luiz Renato do Nascimento e o texto envolvente de Neila apresentando uma personagem que nos ensina a livrar-nos de um problema com as mais diversas e criativas soluções. Mas, como formigas se revelam cada vez mais fortes, desperta na criança o sentimento de vingança. A autora tem a coragem e a sensibilidade de levar o leitor em uma viagem por entre os sentimentos mais verdadeiros da alma infantil.
Se num momento Maricota sente raiva, em seguida se mostra arrependida despertando os sentimentos de compaixão, solidariedade, fraternidade, permitindo ao leitor uma forte identificação com a personagem. Ao final da historia Neila Bruno conduz à descoberta dos valores mais nobres da humanidade: "E, assim, a menina e a formiguinha se tornaram grandes amigas, cada uma desempenhando seu importante papel na natureza".
Já em A História da Árvore e do Machado (sexta edição comemorativa), o autor , Sherney Pereira, utiliza a Literatura de Cordel para debater a necessidade de preservação das matas. Os versos propõem, de maneira pedagógica, uma reflexão sobre qualidade de vida e sustentabilidade, tomando por base as espécies nativas da região cacaueira da Bahia. O livro traz o projeto gráfico e a rica ilustração com motivos próprios da Mata Atlântica do designer Marcos Mauricio.
Extraido de www.agora-online.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário