quinta-feira, 22 de abril de 2021
quarta-feira, 21 de abril de 2021
segunda-feira, 19 de abril de 2021
sábado, 17 de abril de 2021
sexta-feira, 16 de abril de 2021
segunda-feira, 12 de abril de 2021
quarta-feira, 7 de abril de 2021
domingo, 4 de abril de 2021
quarta-feira, 31 de março de 2021
MINHA VERSÃO RABISCADA DO NHO AUGUSTO MATRAGA
Neste dia 1º de faço a revisão final da cirurgia do olhos esquerdo acometido de catarata. A recuperação tem sido satisfatória e estou retornado aos poucos aos rabiscos e, como disse o moribundo escritor Turguêniev em carta ao amigo Tolstoi: "voltai à literatura". Estou feliz por voltar a escrever, desenhar, e ler os livros deixados para trás nos últimos seis meses. Vou me dedicar com toda força aos meus projetos literários, estudos filosóficos/pedagógicos e tentar apoio para publicar meus sonhados livros infanto juvenis. Em uma folga de 20 minutos estou inaugurando meus olhos "biônicos" no pequeno conto considerado por alguns especialistas como um dos melhores em língua portuguesa, trata-se de "A Hora e a Vez de Augusto Matraga" de Guimarães Rosa. Livreto que trata da natureza brutal da sociedade sertaneja, uma análise como a religião edifica uma forma de opressão, operando contra os princípios éticos e morais que definem a subjetividade do protagonista. Eis aí em meus traços de caneta Bic o personagem polêmico, o que recomendo para os amigos e amantes da literatura brasileira. Marcos Mauricio.
sexta-feira, 26 de março de 2021
Clowntildes Varieté faz nova transmissão neste domingo
Marcando o Dia Internacional da Mulher, o coletivo As Madallenas realizou a apresentação virtual do Clowntildes Varieté, show de variedade com números circenses clássicos e autorais. E, neste domingo, o grupo de palhaçaria feminina vai repetir a dose a partir das 19 horas, no canal www.youtube.com/coletivoasmadallenas. Logo na sequência, tem bate-papo sobre Comicidade Feminina de Rua com Vanda Cortez, a palhaça Serafina do Cabaré Fora da Casinha, de Salvador. A estreia do Clowntildes Varieté foi marcada por muita emoção. Todo o material foi previamente gravado, respeitando os protocolos de segurança de prevenção contra a Covid-19. Em função da pandemia, a interação com o público dessa vez foi diferente. As palhaças puderam sentir a vibração do público através da caixa de comentários da plataforma de streaming. Após a transmissão do show, o público pode conhecer um pouco das vivências de Ivana Nistico, a Andorinha, do Circo da Lua, de Serra Grande. O assunto da conversa foi “A mulher no Circo”. A artista contou sua trajetória e desafios até encontrar sua palhaça interior, após iniciar sua vida artística na sua terra natal, a Argentina, onde iniciou seus estudos em teatro e artes circenses. O projeto Clowntildes Varieté tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
quinta-feira, 25 de março de 2021
Palhasseata de Ilhéus terá história contada em vídeo
O minidocumentário produzido pelo Grupo Teatro/Circo Maktub faz parte do projeto Festival Palhasseata de Ilhéus e será lançado no Dia Mundial do Circo. Maktub vai passear pelos bastidores de um dos eventos mais importantes da palhaçaria do sul da Bahia. O minidocumentário Palhasseata de Ilhéus: um sonho acordado estará disponível neste sábado, 27 de março, no canal www.youtube.com/ grupoteatrocircomaktub. A iniciativa faz parte do projeto Festival Palhasseata de Ilhéus e conta um pouco da história do movimento artístico surgido em 2011. A Palhasseata de Ilhéus nasceu como um instrumento de diálogo entreartistas independentes de Ilhéus e região. Em homenagem ao Dia Mundial do Palhaço, celebrado em 10 de dezembro, o evento contou com seis edições. Antecedendo o cortejo que animava as ruas do Centro da cidade, eram realizadas atividades artístico-pedagógicas, como oficinas de palhaçaria, palestras, exibições de vídeos, exposições de fotos e figurinos. No minidocumentário, é possível passear pelos bastidores e por dentro da Palhasseata, dando uma sensação ainda mais completa de presença. “As imagens foram captadas a partir de ângulos que só as palhaças e os palhaços acessam. O expectador, testemunha por essência, vai poder experimentar a participação pela agitação da câmera. É tudo muito onírico, tanto para quem integra o cortejo quanto quem é surpreendido na rua pela multidão de palhaços”, adianta o diretor geral, Fábio Nascimento. A produtora do Festival Palhasseata de Ilhéus, Larissa Paixão, afirma que a realização do projeto só foi possível graças às diversas parcerias. “É um evento que requer muito trabalho na sua elaboração e produção. Para além do que fica a cargo do Grupo Teatro/Circo Maktub, contamos com a participação dos artistas para a materialização de todo esse trabalho”, completou. Além do vídeo a ser lançado, o Festival Palhasseata de Ilhéus já realizou uma série de lives com grupos e palhaços da região sul-baiana. O ponto alto do projeto será a transmissão ao vivo marcada para o dia 10 de abril. A partir das 14 horas, o público poderá conferir uma série de números circenses, dança, música e artes plásticas, além de homenagens a personalidades do universo circense da Bahia. O link para a transmissão ao vivo será disponibilizado no perfil do Instagram @teatrocircomaktub e transmitido pelo canal do YouTube. O projeto Festival Palhasseata de Ilhéus tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
terça-feira, 23 de março de 2021
domingo, 21 de março de 2021
MAÇAMBÉ
Quando penso na infância imagino (hipoteticamente) pequenos seres, puros, inocentes, sorridentes, lindos por natureza... Será? Lembro com o coração cortado da minha infância um pouco distante, entre meus 8 e 12 anos. Nossa diversão era zoar Dona Maria, uma senhora franzina, com cerca de 90 anos, sua atitude em espernear, xingar, ameaçar jogar pedras e paus quando nós a cercávamos aos gritos chamando-a de "maçambé", "piaba", "bacalhau" era nossa alegria... Era apenas uma velhinha e não tínhamos dó nem piedade, a ira dela nos divertia, tentei resgatar o rosto dela no desenho ao lado, confesso que me sinto mal, fico triste até hoje quando lembro desses dias. Hoje aqui no condomínio onde moro observo as crianças nesse tempo de pandemia matando sapos e rãs a pauladas numa cidade dominada pelo mosquito aedes aegypt, amarram gafanhotos (que são alimentos de cobras) em barbantes e giram até vê-los mortos, apedrejam caranguejeiras que se alimentam de escorpiões e baratas. O resultado é que sempre ocorre picadas de jararaca, predadores naturais dos bichos predados por crianças "inocentes"... O homem é um bicho esquisito por natureza. Marcos Mauricio
sábado, 13 de março de 2021
Festival Palhasseata de Ilhéus será realizado no mês de abril
O público vai ter que esperar um pouquinho para conferir o Festival Palhasseata de Ilhéus. Em obediência ao decreto estadual suspendendo eventos de qualquer natureza até 1º de abril, o Grupo Teatro/Circo Maktub remarcou o encontro de artistas para o dia 10 de abril, a partir das 14 horas, na Fundação Fé e Alegria. O link para a live será disponibilizado no perfil do Instagram @teatrocircomaktub e transmitido pelo canal www.youtube.com/ grupoteatrocircomaktub. Antecedendo a transmissão ao vivo de números cômicos, dança, música, poesia, audiovisual e artes plásticas, o projeto vai homenagear o Dia Mundial do Teatro e do Circo. No dia 27 de março, o minidocumentário sobre a Palhasseata de Ilhéus estará disponível no canal do YouTube, contando a história do evento iniciado em 2011. Para além do cortejo animado que percorria as ruas de Ilhéus, a iniciativa que teve seis edições também englobava oficinas de palhaçaria, exibições de vídeos, exposições de fotos e figurinos. Em seu formato virtual, o Festival Palhasseata de Ilhéus vai homenagear personalidades importantes para o circo do interior da Bahia. Entre os nomes lembrados estão os palhaços Radiola, o saudoso Tremendão e o Circo Show Brasil, que terá direito à exibição de reportagem especial sobre sua história. O troféu será confeccionado pelo artista plástico Luciano Maciel, o palhaço Pipoca, que também fará uma pintura ao vivo, ao longo da transmissão. Segundo o diretor do Grupo Teatro/Circo Maktub, Fábio Nascimento, o Festival Palhasseata de Ilhéus é um movimento de pesquisa e investigação contínua sobre a arte da palhaçaria, dialogando com diversos grupos e artistas independentes. “Em função das medidas restritivas de enfrentamento à COVID-19, precisamos adiar e reformular o projeto e iremos manter a transmissão ao vivo, obedecendo todos os protocolos de segurança para proteger toda equipe envolvida”, informou. O projeto Festival Palhasseata de Ilhéus tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
sexta-feira, 12 de março de 2021
UESC LAMENTA MORTE DO EX-REITOR EVANDRO SENA FREIRE
Evandro Sena Freire
A Reitoria e a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Santa Cruz sentem-se profundamente consternada com o falecimento do professor Dr. Evandro Sena Freire, ocorrido nesta sexta-feira, 12 de março de 2021, na cidade de Itabuna.
Acadêmico proeminente, o professor Evandro Sena Freire foi admitido como docente da Uesc em 18 de abril de 1996, era graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Processamento e Armazenamento de Produtos Tropicais pela Universidade de Cranfield - Inglaterra e doutor em Engenharia Agrícola e Biológica pela Universidade da Flórida. Era professor pleno da Uesc. Foi vice-reitor nas duas Gestões da Reitora Adélia Pinheiro, de 02 de fevereiro de 2012 a abril de 2019 e esteve reitor da Uesc de 1 de maio de 2019 a 31 de janeiro de 2020.
O Reitor Dr. Alessandro Fernandes de Santana e o Vice-reitor Dr. Maurício Santana Moreau, através de portaria Nº 119/2021, decretaram luto oficial por três dias à sua memória e em solidariedade aos seus familiares, manifestamos as mais profundas e sentidas condolências da comunidade acadêmica e administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz.
A Reitoria e a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Santa Cruz sentem-se profundamente consternada com o falecimento do professor Dr. Evandro Sena Freire, ocorrido nesta sexta-feira, 12 de março de 2021, na cidade de Itabuna.
Acadêmico proeminente, o professor Evandro Sena Freire foi admitido como docente da Uesc em 18 de abril de 1996, era graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Processamento e Armazenamento de Produtos Tropicais pela Universidade de Cranfield - Inglaterra e doutor em Engenharia Agrícola e Biológica pela Universidade da Flórida. Era professor pleno da Uesc. Foi vice-reitor nas duas Gestões da Reitora Adélia Pinheiro, de 02 de fevereiro de 2012 a abril de 2019 e esteve reitor da Uesc de 1 de maio de 2019 a 31 de janeiro de 2020.
O Reitor Dr. Alessandro Fernandes de Santana e o Vice-reitor Dr. Maurício Santana Moreau, através de portaria Nº 119/2021, decretaram luto oficial por três dias à sua memória e em solidariedade aos seus familiares, manifestamos as mais profundas e sentidas condolências da comunidade acadêmica e administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz.
quinta-feira, 11 de março de 2021
AR'RISCANDO" NO PONTILHISMO
Na tentativa de superar duas cirurgias traumáticas de catarata e com meus novos olhos "biônicos", retornei ao papel de rascunho e a velha Bic preta e eis aí, ao lado, o primeiro pontilhismo aleatório. Sei que não está lá essas coisas, mas me orgulho de ter conseguido iniciar do zero algo que tanto gosto de fazer: desenhos. A bem da verdade tentei fazer um grafite com lápis HB 6 da Faber Castel, mas o resultado não ficou agradável, afinal, grafite sempre tem que ser o mais perfeito possível, senão meus colegas desenhistas tecerão críticas sem dó nem piedade... rsrsrsrsrs. Portanto, a partir de abril quando farei a última revisão da cirurgia e, de posse da receita da lente para miopia, vou encarar novos desafios, valorizando muito mais a arte e a vida. Que Deus nos abençoe a todos. Marcos Mauricio
terça-feira, 9 de março de 2021
As Madallenas estreia Varieté de palhaçaria feminina no dia da mulher
“E a palhaça, o que é”? Esse foi o tema da oficina que reuniu mulheres dispostas a encontrarem sua comicidade, há quase três anos em Ilhéus. Agora, como coletivo As Madallenas, parte delas estreia na internet Clowntildes Varieté, com números autorais e releituras de clássicos. A data não poderia ser mais oportuna: Dia Internacional da Mulher. Em 08 de março, a partir das 19 horas, após a diversão com a trupe, haverá bate-papo sobre palhaçaria feminina. O link estará disponível na bio do Instagram @asmadallenas. A classificação é livre. O projeto Clowntildes Varieté é um show de variedades que traz números de sucesso do coletivo As Madallenas, pioneiro na região sul da Bahia. Formado por palhaças com idade entre 14 e 72 anos, o grupo apresenta múltiplos estilos de humor sob a perspectiva feminina, reunindo mulheres de diferentes gerações e origens. Em função da pandemia, o material foi previamente gravado, respeitando as normas de segurança, e será transmitido no canal www.youtube.com/coletivoasmadallenas. Após as apresentações, às 20 horas, o Clowntildes Varieté segue com bate-papos com palhaças convidadas. A primeira, no dia 08 de março, será Ivana Nistico, a Andorinha, do Circo da Lua, de Serra Grande. O assunto da conversa será “A mulher no Circo”. Para o dia 28 de março, As Madallenas chamaram Vanda Cortez, a Serafina, do Cabaré Fora da Casinha, de Salvador. Ela vai falar sobre “Comicidade Feminina de Rua”. O projeto Clowntildes Varieté tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
sábado, 6 de março de 2021
quarta-feira, 3 de março de 2021
terça-feira, 2 de março de 2021
EM RECUPERAÇÃO
Após segunda cirurgia bem sucedida de catarata no DayHorc Itabuna, estou me esforçando para o necessário repouso e plena recuperação. Feliz por estar enxergando bem, mas vou precisar usar óculos, embora com o grau bem menor que o anterior. As postagens no site foram reduzidas bruscamente mas notei que a audiência está sendo mantida, graças a Deus. Espero que nos próximos dias eu já possa estar desenhando cartuns, charges, ilustrações, caricaturas e colocando meus projetos em prática. Tenho alguns livros infanto juvenis em carreira solo (até então ilustrei para outros escritores), também cartilhas sobre o aedes aegypti, e outra versando sobre reciclagem de lixo Obrigado a todos. Marcos Mauricio.
domingo, 28 de fevereiro de 2021
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Contos Indígenas ganham versão em cordel e apresentação virtual
Com ensaios a todo vapor e chegando à reta final, logo o público poderá conferir os resultados dos trabalhos da Cia Esbórnia de Teatro. Na próxima segunda-feira, dia 1º de março, o grupo faz a pré-estreia do projeto Caminhos Indígenas em Cordel, a partir das 19 horas, em link disponível no perfil do Instragram @caminhosindigenasemcordel e será transmitido pelo canal do youtube.com/ciaesborniadeteatro. Na ocasião, os artistas contarão duas lendas adaptadas para a literatura de cordel: De onde vem a água e A Lenda do Dia e da Noite. Já a estreia oficial da iniciativa acontece no dia 03, com encenações às 17 e às 18h, seguidas de bate-papo com elenco. Para realizar as apresentações virtuais ao vivo, os artistas da Cia Esbórnia têm buscado soluções a fim de entregar ao público um trabalho esteticamente agradável e funcional. “Atuar para a internet é totalmente diferente de fazer teatro. Sabemos que o público está presente, mas não há troca direta. Por isso, investimos no ritmo da encenação e em estímulos visuais para que as pessoas sigam conosco do início ao fim”, declarou o diretor artístico e ator, Maurício Lima. As apresentações do projeto Caminhos Indígenas em Cordel serão sempre ao vivo. Apenas a trilha sonora original, composta por Danilo Nascimento, será executada em gravação. “Percebemos que o atraso na transmissão afetava a sincronia entre som e imagem. Optamos por garantir que o público ouça as canções sem perdas”, explicou o diretor musical. A musicista Nanda Conegundes também colaborou emprestando sua voz e compondo arranjos. Os contos escolhidos para o projeto Caminhos Indígenas em Cordel foram adaptados por Márcia Mascarenhas, que também atua como atriz, junto com Karoline Vital. Na parte técnica, Ely Izidro é responsável pelo design de luz e Juliana Lima presta serviço de assessoria de comunicação. O projeto Caminhos Indígenas em Cordel tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
ENTRE DOIS AMORES
Desenho em estilo pontilhismo para a crônica Entre Dois Amores, da coletânea Regressantes do prof. escritor e editor Agenor Gasparetto. Existem alguns erros de proporção e anatômicos perceptíveis apenas por desenhistas e ilustradores. Na verdade eu percebi pouco depois de concluído e publicado, mas fiquei satisfeito. Afinal a arte é subjetiva e os traços não são objetos de julgamentos, são parte integrante de uma inspiração oriunda do texto e a intenção é dar vida ao personagem no imaginário do leitor. Marcos Mauricio.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
MINHA GRATIDÃO
Após duas cirurgias de catarata extremamente evasivas nos olhos, estou em plena recuperação. As operações foram feitas pelas equipes dos doutores Rodrigo e José Fabrício no DayHorc - Itabuna, onde mesmo pelo SUS, fazem um trabalho de primeiro mundo com atendimento personalizado com estrutura nota 10. Deixo registrado a minha gratidão aos meus familiares, incluindo no início da fila, minha esposa Susi, os amigos que costumo a dizer que todos são meus "melhores amigos" porque são bem escolhidos, também aos colegas da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde sou lotado na ASCOM nos meus últimos 26 anos, bem como aos acadêmicos e colegas na área de Filosofia. Também a Igreja Cristã Maranata da qual sou parte integrante, pelas orações e apoio. Enfim, estou enxergando perfeitamente e devo retornar o mais breve para minhas atividades, em especial, aos desenhos e textos das minhas publicações carreira solo infanto-juvenil, bem como desejo retornar aos desenhos realistas em grafite e digital em parceria com minha linda filha Sinthia e ajudar no empreendimento do meu filhote Sillas. Além disso tenho que finalizar alguns desenhos e diagramação para alguns livros em parceria com escritores regionais, como Sherney Pereira e cartilhas de combate a Dengue, outra sobre os cuidados com a reciclagem do lixo. E, claro, o preparo para retornar às atividades do PROLER/UESC nas minhas oficinas de desenho, literatura infantil e capacitação de coordenadores pedagógicos e professores. Tenho muitos projetos e meus velhos olhos são grandes colaboradores (rsrsrsrsrs). Enfim, minha gratidão a todos. Marcos Mauricio
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
FREGUÊS EDUCADO
Quando adolescentes, em priscas eras, fazia este desenho em cartolina. Era encomenda de Seu Permínio da Venda, também da venda da Dona Erith, e ainda na Venda do Seu Figueiredo e bar do Zé Moqueca dentre outros botecos do Bairro Santo Antonio em Itabuna, Bahia. Tempos bons, década de 80. Marcos Mauricio.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
GIBIS ANTIGAMENTE: TEORIA
Riquinho morreu ainda criança e se tornou um Gasparzinho, um fantasminha de bem com a vida (ops, de bem com a morte).
terça-feira, 16 de fevereiro de 2021
Batom, Lápis & TPM está com inscrições abertas
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba) e do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, abriu inscrições para a mostra Batom, Lápis & TPM 2021, voltada para mulheres cartunistas. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 19/02 e a mostra, que será virtual, será aberta no dia 08/03, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Trabalho da cartunista italiana Marilena Nardi, selecionado na edição do ano passado na Batom, Lápis & TPM. Batom, Lápis & TPM é uma exposição de artes gráficas realizada desde 2011, como programação oficial do CEDHU Piracicaba, e propõe estimular e oferecer espaço a artistas – amadoras ou profissionais – brasileiras e estrangeiras para mostrar suas produções para comemorar e refletir no Dia Internacional da Mulher. Podem ser enviados cartuns, caricaturas, charges, ilustrações, HQs e tiras. A mostra de trabalhos inéditos será exibida virtualmente em um link que será disponibilizado no endereço www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.. O regulamento e ficha de inscrição podem ser baixados aqui: Regulamento e Ficha de Inscrição . SERVIÇO – Inscrições abertas para a mostra virtual Batom, Lápis & TPM 2021 até o dia 19/02. Endereço Correio: CEDHU Piracicaba, av. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende – Caixa Postal 12 – Piracicaba/SP Brasil – CEP 13405-123. (quanto ao prazo de recebimento, será considerada a data de postagem). Endereço eletrônico: tpm@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. Informações: (19) 3403-2615/ 3403-2620/3403-2621 e contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. Abertura dia 08/03.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
domingo, 14 de fevereiro de 2021
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021
AQC-ESP Anuncia os premiados do 36º Troféu Ângelo Agostini 2020
O Troféu Angelo Agostini, em seu segundo ano, possui duas etapas de votação, a primeira fase, consiste na votação de pessoas diversas ligadas à área que foram convidadas a escolherem dez nomes para cada categoria, onde os mais votados compuseram a cédula de votação para a segunda fase, que é votação popular aberta. Os jurados convidados da primeira fase foram: André Carim, Arthur Cordeiro, Antonio Carlos da Silva, Barquinho Cultural (Priscila e Patrícia Visconti), Bira Dantas, Cristina Camargo, Dadí, Dani Marino, Daniel Esteves, Denilson Reis, Denise Ortega, Douglas Philip Freitas, Edgar Franco, FCBedin, Felipe Assunção, Gazy Andraus, Germana Viana, Gualberto Costa, Guilherme Kroll, Guilherme Smee, Gustavo Nascimento, José Henrique Ávila, Juliano Kaapora, Laudo Ferreira, Marcio Rodrigues, Marco Cortez, Marcos Venceslau, Natalia Sierpinsky, Regi Munhoz, Roberta Cirne, Sandro Merg, Universo HQB, Will.
E os premiados após votação popular foram:
MELHOR LANÇAMENTO
Conto dos Orixás – Hugo Canuto, Ébórá Comics Group
MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE
Orixás - Ikú – de Alex Mir, com Al Stefano, Alex Rodrigues, Caio Majado, Jeferson Costa, Marcel Bartolo, Omar Vinole, Will
MELHOR LANÇAMENTO INFANTIL
Como fazer amigos e enfrentar fantasmas – Gustavo Borges e Eric Peleias
MELHOR FANZINE (DE QUADRINHOS OU SOBRE QUADRINHOS)
Vigilante Rodoviário – Paulo Kobielski
MELHOR WEBCOMIC (TIRAS OU QUADRINHOS)
Capirotinho – Guilherme Infante
MELHOR ROTEIRISTA
Fefê Torquato - Tina Respeito MSP
MELHOR DESENHISTA
Shiko - Três Buracos, Editora Mino
MELHOR COLORISTA
Mary Cagnin - Bittersweet, Independente
MELHOR CARTUNISTA, CHARGISTA OU CARICATURISTA
Laerte Coutinho - Folha SP
PRÊMIO JAYME CORTEZ (CONTRIBUIÇÃO AO QUADRINHO NACIONAL)
Butantã Gibicon – criação de San Merg
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL
Ykenga – Aparecido Norberto - Crau da ilha - Maria da Graça Maldonado
DIPLOMA DE MESTRE PÓSTUMO
Alain Voss - Altair Gelatti (falecido 2020) - Daniel Azulay (falecido 2020) - Francisco Vilachã (falecido 2020) - Jodil (falecido 2020) - José Menezes - Luiz Meri – Mariza Diaz Costa.
A premiação este ano acontecerá online no dia 13 de fevereiro em horário a ser definido, com a presença dos premiados e da equipe de organização do 36º Troféu Angelo Agostini.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
AQC-ESP / Troféu Ângelo Agostin
E os premiados após votação popular foram:
MELHOR LANÇAMENTO
Conto dos Orixás – Hugo Canuto, Ébórá Comics Group
MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE
Orixás - Ikú – de Alex Mir, com Al Stefano, Alex Rodrigues, Caio Majado, Jeferson Costa, Marcel Bartolo, Omar Vinole, Will
MELHOR LANÇAMENTO INFANTIL
Como fazer amigos e enfrentar fantasmas – Gustavo Borges e Eric Peleias
MELHOR FANZINE (DE QUADRINHOS OU SOBRE QUADRINHOS)
Vigilante Rodoviário – Paulo Kobielski
MELHOR WEBCOMIC (TIRAS OU QUADRINHOS)
Capirotinho – Guilherme Infante
MELHOR ROTEIRISTA
Fefê Torquato - Tina Respeito MSP
MELHOR DESENHISTA
Shiko - Três Buracos, Editora Mino
MELHOR COLORISTA
Mary Cagnin - Bittersweet, Independente
MELHOR CARTUNISTA, CHARGISTA OU CARICATURISTA
Laerte Coutinho - Folha SP
PRÊMIO JAYME CORTEZ (CONTRIBUIÇÃO AO QUADRINHO NACIONAL)
Butantã Gibicon – criação de San Merg
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL
Ykenga – Aparecido Norberto - Crau da ilha - Maria da Graça Maldonado
DIPLOMA DE MESTRE PÓSTUMO
Alain Voss - Altair Gelatti (falecido 2020) - Daniel Azulay (falecido 2020) - Francisco Vilachã (falecido 2020) - Jodil (falecido 2020) - José Menezes - Luiz Meri – Mariza Diaz Costa.
A premiação este ano acontecerá online no dia 13 de fevereiro em horário a ser definido, com a presença dos premiados e da equipe de organização do 36º Troféu Angelo Agostini.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
AQC-ESP / Troféu Ângelo Agostin
Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia começa a ser construído na Uesc
As obras de construção do Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab) na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) já começaram. O projeto tem recursos oriundos da empresa privada Gepexpan, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O prédio terá dois pavimentos e está sendo construído em frente ao Pavilhão Pedro Calmon, no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, da Uesc, em Ilhéus. O Nepab é um núcleo de pesquisas vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/Uesc), autorizado pelo Iphan para desenvolver atividades de pesquisa arqueológica e a guarda de acervos. Agrega pesquisadores, estudantes e técnicos de várias áreas do conhecimento e se configura como um grupo de pesquisa no Diretório do CNPq e como um laboratório multiuso. O Núcleo tem por objetivos realizar pesquisas arqueológicas de ethos acadêmico; executar procedimentos curatoriais nas coleções sob sua guarda institucional integrando ensino, pesquisa e extensão em estudos de Arqueologia e Cultura Material; Oferecer apoio e suporte científico para os programas de graduação e pós-graduação da Universidade, a fim de desenvolver projetos individuais e em colaboração com instituições nacionais e estrangeiras, por meio de projetos de monografias, iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso em graduação, monografias de especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado e de pós-doc, entre outras atividades. O prédio foi projetado para atender em espaços amplos, arejados e bem iluminados, em condições de excelência, com isolação térmica e acústica, tanto dos ruídos urbanos como daqueles gerados no próprio estabelecimento. A proposta arquitetônica explora a simplicidade e um bom padrão de qualidade reunidos em uma edificação para se obter uma economia nos recursos aplicados. O acesso ao prédio será por uma rampa e, internamente, se dá por corredores largos, sem dificuldades ou obstáculos. Será construído para comportar os acervos e documentos arqueológicos já existentes, que ficarão sob guarda e cuidados permanentes da Uesc, como também os acervos que chegarão ao futuro para atender a necessidade imediata.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Novas atividades do Centro de Equoterapia da PM atendem 35 participantes
Há quase 12 anos, a Polícia Militar da Paraíba conta com o Centro de Equoterapia (CEqPM) que tem por missão buscar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, utilizando o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Neste ano de 2021, as atividades do Centro retornaram no fim do mês de janeiro e já contam com 35 participantes de todas as idades. A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação, equitação e tem como objetivo reintegrar pessoas com deficiências físicas e psicológicas à sociedade, uma vez que as atividades são realizadas em um ambiente natural, rico em estímulos que promovem a sensação de bem-estar. A equipe do CEqPM é composta por terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, equitadores e seus auxiliares, que são policiais militares. Os profissionais atendem os praticantes na busca de melhorias nas suas condições no âmbito físico, social e psicológico. “O tratamento é indicado para crianças, adolescentes ou adultos que apresentem dificuldades no desenvolvimento neuropsicomotor, de aprendizagem e relacionamento, ou ainda que tenham características de timidez extrema ou hiperatividade. Um dos resultados são os ganhos emocionais e físicos”, explicou o major Gleidistone Cavalcanti, comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Além disso, segundo o oficial, a equoterapia permite uma melhoria na qualidade de vida não só dos seus participantes, como também dos familiares. Após a suspensão das atividades no ano passado, devido a pandemia da Covid-19, o Centro se reestruturou e voltou a atender 35 pessoas entre profissionais de segurança pública e familiares. Os protocolos de distanciamento social, utilização de máscaras e álcool contra o coronavírus não foram esquecidos, e seguem sendo obrigatórios. O Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba funciona no Parque de Exposição Henrique Vieira de Albuquerque Melo, sede do Regimento de Polícia Montada Coronel Calixto, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.
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