Em junho, celebramos o Mês Mundial da Conscientização do Lipedema, uma doença crônica que acomete principalmente as mulheres e é caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura nas extremidades do corpo, como braços, pernas e coxas. Por ser uma condição frequentemente confundida com outras doenças, os portadores enfrentam diversos desafios tanto no diagnóstico quanto no tratamento. Para ampliar o conhecimento sobre essa condição, a Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS), em conjunto com sua associada, a médica cirurgiã plástica especialista em lipedema Dra. Juliana Tenorio, organiza a segunda edição do BAPS Lipedema Day no dia 8 de junho. O evento acontecerá simultaneamente em 10 cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL), Curitiba (PR), Dourados (MS), Vitória (ES), Sorocaba (SP), Aracaju (SE), Goiânia (GO) e Natal (RN). Cada local contará com um cirurgião plástico associado da BAPS e especialista no assunto como embaixador para mediar as atividades do dia, que incluirão bate-papo, roda de conversa, atividades físicas, como aula de bike indoor ou treinamento funcional e orientação à população afetada pelo lipedema sobre como proceder para obter cobertura de tratamento pelos planos de saúde, que atualmente, na maioria dos casos, não incluem essa condição.
“A ideia do BAPS Lipedema Day surgiu da necessidade de divulgar o lipedema e levar a informação de uma forma prática e dinâmica para a população”, comenta a cirurgiã plástica Juliana Tenório, responsável pela primeira edição do evento. “No ano passado, realizei o evento em um parque, onde as pessoas podiam ver, se interessar e participar, tornando a conscientização acessível e inclusiva. Outro motivo para a escolha deste local é mostrar para as mulheres, que são o principal público afetado pela doença, que ter um estilo de vida saudável traz diversos benefícios físicos e mentais”, finaliza.
O evento tem como objetivo educar a população sobre o lipedema, o seu tratamento que consiste em dois pilares: o metabólico e o cirúrgico. Também visa evidenciar o papel do cirurgião plástico no tratamento da doença, desde o diagnóstico preciso até o acompanhamento pós-cirúrgico. Esse profissional não só realiza a cirurgia, mas também maneja a condição de forma abrangente, contribuindo significativamente para a melhora dos sintomas, estética e qualidade de vida dos pacientes. Além da mobilização, juntamente com a Dra. Juliana, que celebrou este movimento no ano passado, a BAPS também lançará uma cartilha de conscientização.
“Este evento é uma iniciativa crucial para aumentar a conscientização sobre o lipedema. Além das atividades que serão realizadas, iremos disponibilizar uma cartilha que tem como intuito oferecer recursos para que a população saiba como reconhecer a doença, como é feito o diagnóstico e como conseguir o tratamento adequado, reforçando e destacando a importância do cirurgião plástico neste processo”, comenta Daniel Botelho, presidente da BAPS.
O lipedema é uma doença progressiva que pode evoluir se não for tratada corretamente. Muitas vezes confundida com obesidade ou apenas como uma alteração estética, é erroneamente subestimada. O tratamento do lipedema requer uma abordagem multifacetada e multidisciplinar. O BAPS Lipedema Day é uma oportunidade valiosa para difundir informações, derrubar mitos e mostrar que, com o tratamento correto, é possível melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas afetadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário