quarta-feira, 8 de maio de 2024

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Lei Aldir Blanc são pauta do “OBEC Estudos & Pesquisas”

No dia 17 de maio (sexta-feira), das 15h às 18h, a 4ª edição do “OBEC Estudos & Pesquisas” vai adentrar na pesquisa “O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e a Lei Aldir Blanc”, de Isadora Flores. Neste projeto realizado em parceria entre o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) e o Doca1 – Polo de Economia Criativa, que sedia os encontros em sua sede no Comércio, a proposta é de estimular diálogos sobre literatura especializada e investigações sobre a dimensão econômica dos setores culturais, artísticos e criativos. A entrada é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada.
Nesta dissertação de mestrado apresentada ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), Isadora Flores analisa a trajetória, as perspectivas e as ações do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, bem como a sua participação política no processo decisório da Lei Aldir Blanc, que proclama ações emergenciais para o setor cultural brasileiro como resposta à pandemia de Covid-19. São explorados os aspectos relacionados à agenda, à formulação e implementação de propostas, além das participações políticas que ocorreram no transcorrer do processo legislativo que levou à promulgação da referida lei. Assim, são revelados o impacto e as contribuições da atuação do Fórum para o cenário da cultura no Brasil ao longo de um período cujos desafios foram sem precedentes.
Lançado neste ano de celebração de uma década de atividades do OBEC e com agenda mensal já confirmada até o fim de 2024, o “OBEC Estudos & Pesquisas” reúne pesquisadores/as, que compartilham pesquisas, finalizadas ou em processo, abrangendo desde estudos individuais de mestrado e doutorado até projetos desenvolvidos pelo Observatório ou outras entidades. É também reservado um momento para a discussão de um texto acadêmico sobre economia criativa. Os debates dão ênfase às abordagens teóricas e metodológicas.
A tarde desta edição se completa com o estudo do texto “Advancing the measurement of the creative economy: a revised framework for creative industries and trade” (sem tradução em português), editado este ano pelas Nações Unidas. Beth Ponte, pesquisadora do OBEC, vai compartilhar o conteúdo deste relatório técnico e estatístico, que resulta de uma consulta global colaborativa para fazer uma análise abrangente da economia criativa e dos bens e serviços criativos, com objetivo de ajudar os países – especialmente os em desenvolvimento e os menos desenvolvidos – a mapear as suas indústrias criativas.

Nenhum comentário: