segunda-feira, 1 de abril de 2024

ImpaTech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) vai incentivar ensino da tecnologia e inovação


O ImpaTech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), vai ser inaugurado nesta terça-feira (2/4). A abertura marca o início do primeiro período do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. O evento, na sede do IMPA Tech, no Porto Maravalley, no Rio de Janeiro, vai ter a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e dos ministros da Educação, Camilo Santana, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
“Temos a ambição de construir uma escola única, que seleciona os estudantes entre os mais talentosos do Brasil, através das olimpíadas de conhecimento, e oferece a melhor formação para enfrentar os desafios da tecnologia e inovação dos nossos dias. Queremos transformar o mundo por meio das aplicações da matemática”, destaca o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.Gratuito e inovador, o ImpaTech pretende capacitar os estudantes com uma formação teórica e prática sólida em matemática da tecnologia e inovação para ter sucesso no mercado de trabalho. Localizado estrategicamente no Porto Maravalley, hub de inovação da cidade, e instalado em uma sede completamente reformada pela prefeitura do Rio de Janeiro, os alunos estudarão em um ambiente cercado de startups e empresas de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias. Com recursos do governo federal, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a graduação contará com investimentos de R$ 18,7 milhões, no primeiro ano, totalizando R$ 55,9 milhões ao fim de quatro anos. Para atrair alunos de todo o país, o Impa Tech oferece alojamento estudantil para os maiores de 18 anos, graças a parceria com a Prefeitura do Rio, e apoio financeiro.
Em dezembro de 2023, durante o credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) como instituição de ensino superior, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “educação é o investimento mais extraordinário que um governo pode fazer”. Para Lula, o que faltava no país era oferecer mais oportunidades para os estudantes e “dar a estrutura para que eles se transformem em gênios”.
Curso
O processo seletivo para a turma de 2024 do curso também foi inovador, ao destinar 80% das vagas para estudantes com os melhores desempenhos em 5 olimpíadas de conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior do Brasil com mais de 18 milhões de participantes, e a nota de matemática do Enem, além de entrevistas virtuais. O Impa Tech destina vagas à ampla concorrência e prevê reserva para candidatos de diferentes grupos de cotas. O IMPA Tech quer atrair para o Rio de Janeiro talentos de todas as partes do país.
Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação começa com um ciclo básico de um ano e meio. Em seguida, os alunos escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física. O curso começa vai atender até 100 alunos no 1º ano. A cada ano, o número de estudantes cresce: o 2º ano terá 200 alunos; o 3º, 300 alunos e o 4º ano contará com 400 alunos.
Aula Magna
No dia seguinte à abertura oficial, na quarta-feira (34), o IMPA Tech receberá André Street, co-fundador e presidente da Stone, e Auana Mattar, Chief Information Officer (CIO) da TIM para a Aula Magna Inaugural. Os convidados farão palestras para os alunos sobre suas trajetórias, novas tecnologias, empreendedorismo e inovação. O objetivo é inserir os estudantes já na chegada a um ambiente estimulante para criar e inovar.
Sobre o Impa
O instituto é um centro de pesquisa e pós-graduação em matemática de reconhecimento internacional, com cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissional. A unidade de ensino e pesquisa é qualificada como Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC). Também é o organizador da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior olimpíada científica do mundo em número de participantes. Com a graduação, o Impa se consolida como instituição de ensino superior de excelência, disseminando a matemática e formando profissionais de elevado nível acadêmico.

Nenhum comentário: