terça-feira, 12 de março de 2024

Bahia perde o grande publicitário e bom boêmio Zé Badaró

A Bahia perdeu na noite de ontem (11.03.2024) um dos seus expoentes da propaganda, o publicitário José Borges Badaró, Administrador de Empresas, com especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Nascido em Ilhéus/BA, em 4 de agosto de 1954, filho de Humberto de Oliveira Badaró e Núbia Borges Badaró. Estava internado desde novembro em razão de complicações nos rins. Foi a óbito em Brasília, onde será cremado. Deixa quatro irmãos – Domingos (Minguinho), Gilka, Kátia e Tatiana; três meio-irmãos, Paulo, Silvia e Mônica; e três filhos: Bernardo, Tissiana e João Pedro.
Em Ilhéus, Zé Badaró dirigiu a Soma, exportadora de cacau. De mudança para Salvador, criou a agência Simples Ideia. Em 2000, destacou-se na equipe do então secretário da Indústria, Comércio e Mineração, Benito Gama, com a implantação de 320 novas indústrias para a Bahia, inclusive a atração da Ford Company para o Polo Industrial de Camaçari. Ele participou diretamente da instalação da companhia norte-americana, integrando o Grupo Executivo Ford, comandado pelo engenheiro Vladimir Abdala.
Em 2013, assumiu a vice-presidência da agência de publicidade Calia Brasília, depois de 12 anos trabalhados em Brasília como vice-presidente da Propeg, ao lado de Fernando Barros – faturando, em 2008, o Prêmio Colunistas como publicitário do ano. Em seguida, foi para a agência Fischer, onde atendeu importantes contas públicas como Ministério das Minas e Energia, Planejamento, Educação, Saúde, Cidades e Secom-Presidência da República.
Zé Badaró construiu uma carreira sólida em trabalhos especializados de marketing político, publicidade e propaganda. Foi também diretor comercial do grupo português Ejesa (jornais Brasil Econômico, O Dia, Meia Hora e o portal IG). Boêmio inveterado, galanteador dos bons, com o seu inseparável charuto Cohiba aventurou-se também como “rei da noite” brasiliense com o bar Balcony 412.

Nenhum comentário: