Ter dentes alinhados é fundamental não apenas para uma estética agradável, mas também para a saúde bucal e geral. A ortodontia desempenha um papel vital nesse processo, e a falta de tratamento por um ortodontista pode acarretar várias consequências negativas.
Para melhor conscientização a Dra. Alessandra Kuskoski Szupka cita algumas destas consequências. "Em primeiro lugar dentes desalinhados são mais difíceis de limpar, tornando as pessoas suscetíveis a outros problemas orais como cáries, gengivite e doença periodontal." Também pode levar ao desgaste prematuro dos dentes, prejudicando a estética e a função mastigatória. Nos casos mais severos pode levar a perda dos dentes precocemente.
"Além disso a má oclusão dentária, pode dificultar a mastigação, causando com o tempo problemas na articulação temporomandibular (ATM), que podem acarretar dores de cabeça, dor na mandíbula e problemas na fala." Diz a especialista.
Dentes desalinhados também podem trazer outros problemas, como problemas de ordem psicológica que afetam a autoestima e a confiança da pessoa ao sorrir. Problemas ortodônticos muitas vezes inibem as pessoas de se expressarem com naturalidade, desenvolvendo um comportamento mais introspectivo, trazendo prejuízos significativos no campo dos relacionamentos pessoais e profissionais, por exemplo.
Com isso a doutora demonstra a importância que esses cuidados têm e que ortodontia não é apenas uma questão de beleza e estética, mas sim de bem-estar e saúde.
A busca por tratamento ortodôntico é crucial para prevenir as consequências negativas associadas à má oclusão dentária, garantindo um sorriso saudável e bonito, além de uma qualidade de vida melhor. Um tratamento ortodôntico pode ser iniciado de maneira preventiva desde os primeiros anos de vida de uma criança até a idade adulta, de maneira corretiva. Consultar um ortodontista é o primeiro passo para alcançar esses benefícios.
WHATSAPP: 41 99825-3199 - www.odontologiadosono.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário