segunda-feira, 23 de outubro de 2023

'No passado aprendíamos a fazer o trabalho. No futuro, aprender é o trabalho', disse Andreas Schleicher em painel da Educa Week 23

O alemão Andreas Schleicher, diretor da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e criador do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), participou, na manhã desta quinta-feira (19/10), do painel “O futuro da educação”, dentro da programação da 8ª edição da Educa Week, maior evento de educação da América Latina. Ao longo de quase uma hora, Schleicher falou sobre a importância dos avanços tecnológicos na educação e seu potencial para mudar o mindset de alunos e professores, para uma educação efetivamente transformadora. O questionamento “Como educamos as pessoas para um mundo cada vez mais digital?” abriu a palestra. Em seguida, o físico alemão apresentou alguns dados estatísticos, como o que aponta que em 2026 existe a previsão de que a inteligência artificial será capaz de resolver quatro entre as cinco tarefas mais difíceis para os humanos. Por isso, segundo ele, o grande desafio de educadores é buscar formas de complementar a Inteligência Artificial e não de substituí-la, o que vai de encontro a outro estudo que revela que grande parte dos jovens de quinze anos aspira a um trabalho que corre grande risco de automatização, o que é preocupante, sendo que Schleicher afirmou “os jovens estão sendo educados para o passado e não para o futuro”. Schleicher também destacou que um dos maiores erros da história da educação foi separar aprendizagem de avaliação. “As provas se concentram apenas na acumulação do conteúdo da matéria e não nas competências de pensamento subjacentes”, afirmou. “Esse efeito tem consequências devastadoras, pois, nesse contexto, a criatividade não é estimulada”, conclui. Em seguida, o especialista reforçou que a tecnologia permite a retomada do “casamento aprendizagem e avaliação”, à medida em que ferramentas digitais proporcionam um feedback imediato para os professores, que conseguem avaliar, minuciosamente e em tempo real, o que cada aluno precisa melhorar, personalizando a experiência do aprendizado de forma construtiva. “No passado aprendíamos a fazer o trabalho. No futuro, aprender é o trabalho”, disse o físico alemão, destacando que os tempos modernos exigem de seus cidadãos uma visão plural, diversa e que valorize as diferenças, sendo que a escola é agente fundamental nesse processo. Outro ponto importante destacado por ele é que a tecnologia, inclusive, contribui para a saúde mental de professores, à medida em que agiliza tarefas administrativas e burocráticas, que também fazem parte de suas rotinas e que, muitas vezes, geram grande estresse. Por fim, Schleicher também falou sobre o papel crucial que professores têm na transformação digital, já que a aprendizagem começa com eles. “É preciso investir fortemente na capacitação e engajamento dos educadores para a transformação digital; são eles os grandes agentes de mudança”, afirmou ele. Mais sobre a Educa Week 2023: é o maior evento de Educação da América Latina. Em sua 8ª edição, em formato híbrido, vai reunir líderes empresariais, políticos, gestores escolares, especialistas em tecnologia e em saúde mental e educadores para debater os principais desafios educacionais do Brasil, em busca de soluções disruptivas e transformadoras, em uma abordagem 360º da educação. Especialmente esse ano, questões de ESG, tecnologia, inovação e saúde mental na educação vão ganhar destaque nos debates. Já são mais de cinquenta painéis e mais de duzentos líderes educacionais confirmados. Para completar, a sexta edição do Prêmio Destaque Educação irá reconhecer iniciativas que abordam com sucesso a integração de ESG, tecnologia, inovação e saúde mental na educação, destacando casos de excelência pelo Brasil. Confira a programação completa, acessando: https://educaweek.com.br/

Nenhum comentário: