Com o objetivo de discutir ações que já estão sendo implementadas na área Botânica pesquisadores e estudantes costa-riquenhos realizaram o primeiro intercâmbio do Convênio de Colaboração Internacional entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Laboratório de Ecologia Funcional e Ecossistemas Tropicais (Lefet) da Universidade Nacional (UNA), da Costa Rica, entre 24 de julho e 12 de agosto.
Na ocasião também fora tratadas, com a equipe da Assessoria de Relação Internacionais (Arint), ações futuras e a renovação do convênio. A Uesc mantém desde 2019 o convênio de cooperação com a UNA, sob a coordenação dos docentes do Departamento Ciências Biológicas (DCB) Martielly Santana dos Santos e Marcelo Schramm Mielke iniciativa que já viabilizou a publicação de sete artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.
Em conjunto com estudantes de pós-graduação da Uesc, foram realizados ensaios sobre os efeitos do aumento da temperatura na performance fisiológica de espécies florestais. Esses ensaios fazem parte das pesquisas conjuntas que visam analisar os possíveis danos causados pelas mudanças climáticas nas florestas tropicais do Brasil e da Costa Rica. O intercâmbio contou com as presenças do Dr. J.P. Perez-Molina e de das estudantes do Lefet/UMA e pela Uesc, Rachel Solórzano e Paula Jiménez.
Em dezembro de 2019, foi assinado o primeiro convênio de colaboração internacional entre a UESC e a Universidade Nacional (UNA) da Costa Rica. Esse convênio foi alcançado graças aos esforços e iniciativas da Dra. Martielly Santana dos Santos, do Dr. Marcelo Schramm Mielke (Laboratório de Fisiologia Vegetal, Uesc) e do Dr. Junior Pastor Pérez-Molina (Laboratório de Ecologia Funcional e Ecossistemas Tropicais-LEFET, UNA, Costa Rica).
Nenhum comentário:
Postar um comentário