quinta-feira, 29 de junho de 2023

MÉDICA CARINA LAIOLA LANÇA LIVRO INFANTIL "O COLO DA VOVÓ"

O livro infantil 'O colo da Vovó', da médica baiana Dra. Carina Laiola, será lançado presencialmente neste sábado (01.07), às 15h, no Museu Carlos Costa Pinto (Av. Sete de Setembro, 2490 - Corredor da Vitória), abordando a relação entre uma neta e uma avó (que na velhice fica CEGA), mostrando a importância do acolhimento, do estímulo e do apoio emocional na vida de uma pessoa, através de entes queridos. O livro é ainda como um libelo contra a falta de informações e o desconhecimento acerca da doença do GLAUCOMA na Bahia e no Brasil, já que a publicação surgiu a partir do 'Projeto Olhar de Glau' criado pela Dra. Carina. A médica apaixonou-se pelo estudo do GLAUCOMA ainda na sua residência/especialização. Ao longo de anos, Dra. Carina observou que a informação ao paciente se dissipava após a saída dele do consultório. As dúvidas se repetiam e equívocos facilitavam a progressão do GLAUCOMA. A partir disso, surgiu o 'Projeto do Olhar de Glau', como uma interlocução sobre o GLAUCOMA perto de cada paciente e familiar, ultrapassando as barreiras do consultório. 
CEGUEIRA e PERSONAGEM – Apontado como principal causador de cegueiras irreversíveis, o GLAUCOMA é um mal silencioso que pode afetar até 2,5 milhões de pessoas com mais de 40 anos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira do Glaucoma (SBG). Parte disso poderia ser evitado se o exame preventivo e as informações médicas orientadas chegassem plenamente à população brasileira, já que 70% dos 2,5 milhões de pessoas não sabem que sofrem com a doença, transformando-se depois em pessoas deficientes visuais e cegas. As filhas de Carina, Isabela e Luísa, foram grandes incentivadoras da mãe e pediram um livro infantil baseado no ‘Projeto O Olhar de Glau’ com a representação da personagem ‘Glau’ pequena, como Luísa, e pré-adolescente, como Isabela. “Principalmente a minha filha caçula, Luísa, pedia um livro infantil já que ela gosta muito de ler”, diz Dra. Carina. Assim, surgiu o 'O Colo da Vovó', uma delicada história, inspirada em homenagem à avó Isaura da Dra. Carina. 
INCENTIVO e RETRIBUIÇÃO – A avó Isaura teve papel de incentivadora na vida e na carreira da médica que cresceu em convívio na casa humilde dos avós, localizada em Jaguaquara, cidade distante 337 km de Salvador, entre Gandu, Jequié, Maracás e Amargosa. Dona Isaura trabalhava duro na ‘roça’, tinha uma vendinha e o esposo era feirante. “Como mensagem eu desejei passar que tem pessoas do nosso convívio que podem ser incentivadoras e produtoras de uma energia de realização; pelo fato da minha avó Isaura ter sido analfabeta, ela sempre me falava muito dos estudos, da escola e do trabalho”, completa Dra. Carina. “Minha avó morreu com 103 anos e todo o incentivo que ela me deu na infância e juventude eu pude retribuir, cuidando e dando estrutura para que ela tivesse ao final uma vida segura e confortável”, finaliza Dra. Carina. Carina Laiola é graduada em Medicina (1999) pela Escola Bahiana de Medicina e Oftalmologista pela Residência Médica do Hospital Universitário Professor Edgar Santos. O livro tem 39 páginas, é colorido e próprio para assimilação infantil. O texto do livro é de Carina Laiola, ilustrações da Fluxo Agência, produção executiva de Eliana Oubiña, produção editorial da Editora Pé de Pitanga, revisão de Carol Fontes, com projeto gráfico e diagramação de Nila Carneiro.

Nenhum comentário: