segunda-feira, 24 de abril de 2023

Brasil tem melhor participação em mundial de robótica e conquista oito prêmios

Além de ter a maior delegação desde que começou a participar, país termina torneio com sete equipes premiadas. FIRST Championship celebra ciência, tecnologia e trabalho com a comunidade.
Brasil entre os melhores do mundo! O país fez história na competição mundial de robótica educacional FIRST Championship ao chegar com a maior delegação brasileira, formada por 110 estudantes, e voltar para casa com oito prêmios. O evento, que começou na quarta-feira (19) e terminou neste sábado (22) em Houston, nos Estados Unidos, reuniu mais de 15 mil competidores de 50 países. O torneio reconhece o trabalho de estudantes de 6 a 19 anos, que, em equipes, devem construir e operar robôs, além de desenvolver projetos de ciência e tecnologia para a comunidade. As equipes Robonáticos, de São Paulo (SP), e a Under Control, de Novo Hamburgo (RS), conquistaram o Engineering Inspiration Award, um dos prêmios de maior prestígio da competição. Com isso, ambas têm vaga garantida no próximo mundial e, o melhor, receberão patrocínio da NASA para estarem novamente no torneio. “A gente está extremamente feliz! Classificamos para o mundial, na semana passada, com esse mesmo prêmio, e ganhar no próprio mundial é algo incrível. Conseguimos mostrar que, mesmo em país com tanta desigualdade, estamos fazendo a diferença, levando ciência e tecnologia para a comunidade”, destacou Taísa Chan, da Robonáticos. Bruno Ósio, da equipe TrailBlazers, de Gravataí (RS), é um dos grandes nomes da temporada. Isso porque o jovem foi o primeiro brasileiro a conquistar o Dean’s List na etapa mundial. Apenas 10 competidores têm a honra de receber esse reconhecimento, que é individual e não da equipe.
Confira os prêmios:🏆 Engineering Inspiration Award (FRC)
Reconhece a equipe que mais inspirou ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) no seu trabalho e impactou a própria comunidade.
- Robonáticos, do SESI SENAI São Paulo (SP)
- Under Control, do Colégio Marista de Novo Hamburgo (RS)
🏆 Rookie Inspiration (FRC)
Celebra a equipe novata que mais compreendeu os valores e a missão de um time de FRC e tem grande potencial de gerar impacto positivo na sociedade por meio da ciência e tecnologia.
- Nine Tails, do SESI SENAI de Resende (RJ)
🏆 FIRST Dean’s List Finalists (FRC)
Prêmio individual que reconhece a liderança e a dedicação do aluno.
- Bruno Ósio, da TrailBlazers, da E.E.E.M Heitor Villa-Lobos, de Gravataí (RS)
🥈 Motivate Award - 2º lugar (FTC)
A equipe ganhadora desse prêmio leva a cultura FIRST para as comunidades e incentiva outros a abraçarem o STEM.
- Justice FTC Team, do SESI Planalto, em Goiânia (GO)
🏆 Técnico destaque (FLL Challenge)
- Alberto Gomes, da equipe SESI CLP, de Campo Limpo Paulista (SP)
🏆 Engineering Excellence (FLL Challenge)
Reconhece a equipe que melhor trabalhou o STEM na construção do robô, no projeto de inovação e nos valores durante a competição.
- SESI CLP, de Campo Limpo Paulista (SP)
🏆 Melhor solução (FLL Explore)
A equipe ganhadora desse prêmio desenvolveu o melhor projeto para ajudar a sua comunidade.
- Lobóticos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos em Porto Alegre (RS)

Nenhum comentário: