terça-feira, 7 de março de 2023
Primeiro Congresso de Ciências da Educação na UESC em abril
O Primeiro Congresso de Ciências da Educação, sob o tema “construindo propostas na pesquisa, ensino e na extensão”, será realizado no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, cidade de Ilhéus no estado da Bahia – Brasil, no período de 12, 13 e 14 de abril de 2023. Conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, ações vinculadas ao Ministério da Educação e tem por finalidade ampliar discussão e publicização de pesquisas e práticas em torno do ensino das Ciências da Educação e de áreas afins. Trata-se de um espaço dialógico entre pesquisadores (nacionais e internacionais), professores do ensino básico e de alunos da graduação e pós-graduação, materializando-se como um espaço formativo dos saberes e fazeres pedagógicos. O evento, nesta Primeira Edição, busca agregar Momentos Artísticos e Culturais Conferências, Diálogos Formativos, Painéis – Partilha de Conhecimentos, Sessões de Comunicações Orais, Sessões de Pôsteres e lançamento de livros. Uma vez esgotadas as inscrições presenciais abriremos vagas para as sessões plenárias que serão transmitidas remotamente (online). Esperamos nesse encontro híbrido (presencial/remoto), gerar reflexões e partilhas de saberes, com base nos trabalhos desenvolvidos, tanto no âmbito da Educação Brasileira, quanto em uma perspectiva Internacional, com o destaque para a Educação Portuguesa. A intencionalidade deste intercâmbio Brasil – Portugal é trazer referências para este evento ao qual pretende a socialização das pesquisas e os avanços acadêmicos na difusão dos saberes docentes, nos diversos eixos temáticos, a saber: Ciências da Educação; História e Memória; Políticas Públicas Educacionais; Pedagogia em espaço escolar e não escolar. Práticas Pedagógicas; Educação Inclusiva; e, Universidade-Escola, com propostas de enfrentamentos à exclusão educacional no pós-pandemia, ampliando e promovendo maior envolvimento com as aprendizagens e os estreitamentos dos laços acadêmicos. Reconhecemos que a pandemia impactou a educação e impôs mudanças nas práticas pedagógicas como um todo, ao passo em que fez acelerar assustadoramente a evasão, a repetência, o racismo, a violência acometendo ainda mais as desigualdades sociais, atingindo mais diretamente aos povos afrodescendentes e aos povos indígenas. Nesse sentido, o CCE-UESC/2023 propõe refletir mais sobre as configurações de como estão construindo as propostas de pesquisa, ensino e extensão junto às crianças, jovens e adultos das Escolas Públicas e como se perspectivam nas suas ações futuras junto as Universidade Públicas. Serão disponibilizados na web, bem como impresso, os trabalhos apresentados na modalidade de textos completos, com base nas análises do comitê científico que poderão ser publicados em formato E-book ou Livro de Anais com ISBN. Em suma, esperamos que o CCE-UESC/2023 contribua efetivamente para novas concepções, conceituações e novas práticas pedagógicas em especial nas Ciências da Educação, da Inclusão e da Diversidade, promovendo as inovações para uma educação de qualidade social.
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