domingo, 30 de agosto de 2020

O DECÁLOGO DO FILÓSOFO - POR BERTRAND RUSSEL

Estou digitando o decálogo original com comentários do próprio autor. Encontrei em meu cabedais em um livro pitoresco bem improvável, mas estava lá. Quem tiver interesse nessa jóia é só me enviar mensagem no privado, pode ser também nos comentários, mas deixe um contato. Por enquanto, fique com esse fragmento que, inclusive é fácil de encontrar na internet, mas, o original como foi forjado pelo autor é relevante e muito reflexivo.

Bertrand Arthur William Russell,nasceu no País de Gales em 18 de maio de 1872 — , seu falecimento se deu em 2 de fevereiro de 1970 - há 48 anos.
Bertrand Russell pertenceu a uma família aristocrática inglesa. O seu avô paterno, Lord John Russell tinha sido primeiro-ministro nos anos 1840 e era o segundo filho do sexto duque de Bedford, de uma família whig (partido liberal, que no século XIX foi muito influente e alternava no poder com os conservadores- "tories").
A sua mãe, viscondessa Amberley (que faleceu quando Bertrand tinha 2 anos de idade) pertencia a uma família aristocrática, era irmã de Rosalinda, condessa de Carlisle. Os seus pais eram extremamente radicais para o seu tempo.
O seu pai, o visconde de Amberley, que faleceu quando Bertrand tinha 4 anos, era um ateísta que se resignou com o romance de sua mulher com o tutor de suas crianças. O padrinho de Bertrand foi o filósofo utilitarista John Stuart Mill.

Os dez princípios são:
1 - Não tenhas certeza absoluta de nada.
2 - Não consideres que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz.
3 - Nunca tentes desencorajar o pensamento, pois com certeza tu terás sucesso.
4 - Quando encontrares oposição, mesmo que seja de teu cônjuge ou de tuas crianças, esforça-te para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.
5 - Não tenhas respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas.
6 - Não uses o poder para suprimir opiniões que consideres perniciosas, pois as opiniões irão suprimir-te.
7 - Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas.
8 - Encontres mais prazer em desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se valorizas a inteligência como deverias, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda.
9 - Sê escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentares escondê-la.
10 - Não tenhas inveja daqueles que vivem num paraíso dos tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso.

P.S. Essa versão é a encontrada na internet, portanto está um pouco fora do contexto.. Mas a ideia é mais ou menos o pensamento do autor. Breve irei substituir pelo texto do autor conforme ele mesmo registrou. 

Marcos Mauricio com info do blogdojamildo

Nenhum comentário: