quinta-feira, 16 de julho de 2020

O SAUDOSO MESTRE DA LINGUÍSTICA - PROF. AFRÂNIO FERREIRA, CIOMF-ITABUNA -

Na década de 80, tive o privilégio de ser aluno desse cabra desenhado aí, ao lado. Trata-se do saudoso professor Afrânio Ferreira, um mestre na língua portuguesa, dedicado, didática incomparável, estimulador da boa leitura. Temido e ao mesmo tempo respeitado e, sobretudo amado pelos discentes do CIOMF em Itabuna.
Com o mestre aprendi coisas que hoje em dia não se ensinam mais em nossas escolas.
Coisas como classificações "linguodentais", "bilabiais", fonética, etimologia, gramática avançada em pleno ensino médio era algo encorajador e posso garantir que o professor Afrânio, que era um ícone no bairro Pontalzinho em Itabuna, deixou um legado enorme de pessoas que seguiram o seu legado e partiram para o ensino superior.
Em uma das provas, não lembro o ano, havia terminado rapidamente e o prof. Afrânio só recolhia a prova depois de um certo tempo que ele determinava e pegava na mão. Distraído peguei um papel ofício e passei a desenhar uma caricatura do professor sem notar que ele, sorrateiramente, deu a volta e ficou observando por detrás eu concluir o desenho, me assustei... Ele fez uma cara fingindo estar zangado e disse "Mauricio, assine e me presenteie com esse desenho", a sala inteira caiu na gargalhada. Marcos Mauricio

Marcos Mauricio.

2 comentários:

Unknown disse...

Lembro-me de bordões do Prof. Afrânio: -Mocinho, você aí, faça-me o favor... era um deles.

Anônimo disse...

Certa vez fui pego por ele, acendendo e apagando a lâmpada, nessa época ele já era diretor. Ele…mocinho vc aí me acompanhe por favor!! Tremi nas base, porque era secretraria na certa!!! Era um professor muito respeitado.