quinta-feira, 25 de julho de 2019

Quem nasce em Salvador é “soteropolitano”. Você sabe por quê?

Nem todo baiano sabe porque ele é soteropolitano e não salvadorenho. Para começar, “salvadorenho” já foi adotado pelos nativos de São Salvador, capital da República de El Salvador, logo alí na América Central. Portanto, não ficaria bem usar a mesma palavra, embora alguns baianos usem o quase esquecido “salvadorense”.
A Capital da Bahia também tem o mesmo nome da capital salvadorenha: São Salvador, mas, até mesmo os baianos dispensam o “são”.
Vamos então partir para a palavra chave: “Soteropolitano” que refere-se a “Soterópolis”, ou seja, uma “helenização” do nome da capital do Estado da Bahia. Mas o que é “helenização”? Os helenos deram origem ao povo grego.
Agora que entramos na primeira parte, podemos concluir que a versão “grega” de Salvador se transforma em “Soterópolis”, que tem a raiz no grego SOTERIA (σωτηρία).
SOTERIA (σωτηρία) significa SALVAÇÃO, ou, no caso da capital Baiana, cidade de SALVADOR. Daí a criatividade baiana se superou! Veja: SOTERIA (SALVADOR) + POLIS (também do grego CIDADE) tomou a forma SOTEROPOLITANO. Entendeu, bichin?

Nenhum comentário: