segunda-feira, 22 de julho de 2019

ANFITRIÃO. não é piada. rsrsrsrs

Costumo a ficar desconfiado de certos termos usados com frequência e meu empreendimento é procurar a etimologia e suas raízes. 
Um exemplo clássico é anfitrião, que vem do Grego AMPHITRYON, e realmente tem um lindo significado: “aquele que recebe ou que é recebido”, ou “aquele que fica feliz em recepcionar”. Resumindo, o teor da palavra nos remete àquele que recebe pessoas para eventos ou festas em sua própria CASA (atenção especial para essa parte). Também pode ser aquela pessoa que demonstra interesse em pagar ou paga os gastos de um jantar, banquete, festa etc.
ANFITRIÃO (ou AMPHITRYON) tem base num personagem da mitologia grega.
Anfitrião era marido de Alcmena uma mulher muito, mas muito formosa. Como todo marido que desejava orgulhar sua família, Anfitrião, um guerreiro lutava na guerra de Tebas e deixava sua amada suspirando o seu retorno, de preferência ileso, sem ferimentos e contando a saga de suas grandes pelejas. Mas Anfitrião costumava a demorar em suas missões.
O próprio Zeus que era a maior divindade segundo os gregos, aproveitando-se das longas ausências de Anfitrião tomou a forma dele, e como um clone perfeito procurou deitar-se com Alcmena. Um certo puxa-saco chamado Hermes tomou a forma do escravo de confiança de nome Sósia, para montar guarda no portão.
Logo veio a gravidez de Alcmena, uma grande confusão foi criada, pois evidentemente, Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa.
Zeus se apresentou e esclareceu em detalhes o ocorrido.
Anfitrião ficou zangado, enraivecido, com vontade de se matar? Coisa nenhuma!!! Ficou contente, feliz, orgulhoso. Afinal, era marido de uma mulher escolhida de um deus.
Naquela mesma noite nasceu o semideus Hércules.
A partir daí, o termo anfitrião passou a ter o sentido de "aquele que recebe em casa".
No Brasil o uso da palavra ANFITRIÃO é algo totalmente normal com um significado singelo. Mas se falarmos que "o Brasil é o país anfitrião", em inglês não conseguiria traduzir ao pé da letra e diriam simplesmente “the host country”. Fica a dica.
Marcos Mauricio

Nenhum comentário: