quarta-feira, 19 de abril de 2017

AS DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE ASSESSORIA DE IMPRENSA E INBOUND MARKETING

Em tempos de transformação digital e com o surgimento de novas formas de se comunicar, muitas empresas passam a buscar soluções para promover a marca, produtos ou serviços. Algumas companhias não conseguem tirar o máximo proveito da Assessoria de Imprensa e do Inbound Marketing, por não compreenderem os reais papéis dessas ferramentas.
Veja abaixo como funciona cada um desses serviços e saiba como usá-los para fortalecer sua marca:

Assessoria de Imprensa
Geralmente comandada por um jornalista ou um profissional de Relações Públicas, a Assessoria tem como missão expor a sua marca nos meios de comunicação, como televisão, jornal, rádio, portais de notícia e blogs. A fim de gerar awareness entre o público potencial de uma empresa. Junto ao cliente, o assessor deve identificar pontos relevantes a serem abordados pela imprensa, agendar encontros de relacionamento, preparar os porta-vozes, criar o clipping de mídia e relatórios com todas as ações realizadas e citações que a empresa obteve. Eventuais crises que a marca possa sofrer também no escopo de trabalho. A partir da produção de press releases, artigos, ou outro material que possa servir como base de notícias, citações e entrevistas, a Assessoria de Imprensa tem como função entregar informações precisas e interessantes aos jornalistas.

Inbound Marketing
O Inbound marketing é focado na conquista de clientes e não na venda de produtos e serviços. Sua estratégia baseia-se na produção de conteúdo de qualidade para ser compartilhado com o público potencial, por meio de técnicas do marketing online. A prática possibilita alcançar um público mais engajado e propenso a consumir um determinado produto ou serviço e, consequentemente, fidelizá-lo. Não ter uma estratégia desse tipo dentro de uma empresa pode deixá-la atrás de seus concorrentes. A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas que se complementam de forma inteligente: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento.
Uma das estratégias de Inbound mais eficientes para a divulgação de uma marca ou produto, é o Marketing de Conteúdo. A prática consiste em desenvolver conteúdo relevante sem fins comerciais, que são publicados em sites, blog e redes sociais de uma empresa, com o objetivo de apresentar as soluções oferecidas, sem fazer citação à produto, preço ou condições de pagamento. Compartilhando informações interessantes com seu público, a marca se torna referência, conquistando novos clientes e fidelizando os antigos. Ao oferecer e-books, gravar vídeos, escrever posts no blog e redes sociais, desenvolver artigos, divulgar infográficos, enviar e-mail marketing e disponibilizar outros materiais qualitativos que mostrem a capacidade das soluções da marca, a empresa se consolida como o canal de comunicação direto com o cliente.
*Thiago Regis é diretor de novos negócios da agência de marketing digital Pílula Criativa
(DINO)

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