terça-feira, 25 de outubro de 2016

O ÚLTIMO POUSO DO LETRAS QUE VOAM EM 2016



POR: GENNY XAVIER | FOTOS: EWERTON PORTO
O projeto Letras que Voam, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, realizou na última quinta-feira (20) seu último “pouso” de 2016 na Escola Municipal Aberto Lessa, no bairro Santa Inês. Nossa equipe foi carinhosamente recebida pela diretora Marcia Donata da Silva de Goncebat, pelas professoras, funcionários e, especialmente, pelas crianças da Educação Infantil.
Cada rosto, gesto e carinho nos demonstrava prazer, alegria e avidez pelas novidades que trazíamos, desde o cenário colorido (com tendas, mesas, cadeiras, tapetes, baús cheios de livros e outros equipamentos), às atividades trabalhadas nas oficinas de leitura nos turnos matutino e vespertino, como cantar, brincar, participar das sessões de filmes e contação de histórias, curtir os momentos de leitura livre em contato com a mágica dos livros, das ilustrações, dos personagens, das histórias.
Porém, sentimentos mais especiais nos acompanhavam neste dia: nostalgia, incertezas, saudades antecipadas; sentimento de uma tarefa construída em equipe, realizada com afeto e compromisso e, mais que isso, com a certeza de que este projeto deve permanecer cumprindo este papel de cidadania, de riqueza lúdica, cultural e pedagógica... Batendo suas asas para pousar nos mais diversos cenários onde a leitura e o livro possam realizar sua mágica.Desde o período de sua criação em 2015, o projeto Letras que Voam, com sua missão itinerante, visitou e realizou várias oficinas em projetos comunitários de bairros e em escolas de níveis pedagógicos diferenciados, incentivando a leitura em crianças e adolescentes; fez parcerias para promoção de eventos de leitura em praças públicas da cidade; participou de duas feiras literárias (FELITA 2015 / 2016); promoveu oficinas abertas para comemorar o Mês do Livro Infantil e homenagear o escritor Monteiro Lobato, dentre outras atividades em que prestigiou o uso do livro e da leitura como fonte de prazer e enriquecimento cultural.
Independentemente dos caminhos futuros traçados por governos e gestões que se sucedem na história de cada lugar ou instituição, o “Letras que Voam” e sua equipe teve ontem a sensação de objetivo realizado com resultado positivo diante de cada sorriso de satisfação das crianças da Escola Alberta Lessa.
E cá estamos nós agora...dando um tempo, reunindo as forças... tomando a lição das águias: o poder da regeneração e do voo magnífico das suas asas.
* Genny Xavier é professora, coordenadora do Projeto Letras Que Voam, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

Nenhum comentário: