quarta-feira, 28 de setembro de 2016

COM 150 MIL ELEITORES, ITABUNA PODERÁ TER UM EVENTUAL "SEGUNDO TURNO" NAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO

Itabuna é o quarto colégio eleitoral da Bahia, tendo um crescimento do eleitorado em 14,77% em apenas oito anos, e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Itabuna terá 150.221 eleitores aptos a votar no dia 2 de outubro.
Mas com esse número de eleitores, a maior cidade do sul da Bahia não está habilitada para ter segundo turno. Será? Pelo menos não terá um outro turno nos moldes do TSE que exige quantidade mínima de 200 mil eleitores. Porém, a cidade grapiúna está na eminência de ter uma nova eleição, caso o líder nas pesquisas Fernando Gomes (quatro vezes prefeito) seja confirmado nas urnas.
O candidato conhecido pelo péssimo português e grosseria apelidado de Cuma, teve sua candidatura indeferida pelo TSE, mesmo assim, Gomes decidiu prosseguir com a campanha por sua conta e risco, confiando apenas na pressão popular para tentar reverter a situação negativa ou numa hipotética diplomação com a justiça "dando uma de João sem braço" e acatando o resultado do pleito.
Mas a aposta dos adversários é que na hipótese do candidato Fernando Gomes venha a ter a maioria dos votos, seja naturalmente zerados como manda a lei, forçando uma nova eleição, dessa vez, sem o líder nas urnas. 
O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) que concorre também à prefeitura se expôs no seu programa de TV, no dia 28, aconselhando o povo a digitar seu número nas urnas eletrônicas das 27ª e 28ª zonas eleitorais, evitando assim o desgaste de ter que esperar por seis meses sem representante eleito no executivo até que seja realizado novo pleito.
www.marcosmauricio.com

Nenhum comentário: