sábado, 20 de agosto de 2016

LITERATURA EM ITABUNA - 3ª FELITA COMEÇARÁ NO PRÓXIMO DIA 30 DE AGOSTO 2016

A terceira edição da maior festa literária do Sul da Bahia já está praticamente toda organizada e com data marcada: vai acontecer no período de 30 de agosto e 2 de setembro, no Centro de Cultura Adonias Filho. A iniciativa, que vem com a assinatura da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), englobará a mesma programação diversificada que já se transformou no cartão de visitas do evento. Para além disso, a FICC preparou também alguns momentos especiais, relacionando o tema deste ano com o aniversário de 15 anos da fundação, que serão completados no mês de dezembro.
Com o tema “A Literatura Como Um Rito de Passagem”, a palestra de abertura contará com a participação do ator e apresentador de televisão Jackson Costa. Já estão confirmadas também a participação de personalidades marcantes da literatura regional, como a do escritor e professor Ruy Póvoas, da Banda Manzuá e do ator e escritor Benvindo Sequeira.
A programação ainda prevê um grande baile com jovens e adolescentes que já completaram ou que ainda completarão em 2016, 15 anos de idade. “A nossa intenção é a de mostrar que a literatura provoca no ser humano uma mudança importante, tão importante como aquelas que se sentem no corpo e na mente quando atravessamos essa idade”, explicou a professora Nilmecy Santos Gonçalves, presidente da FICC.

DESTAQUES DA FELITA
O curador do evento, Gustavo Felicíssimo, indica que a FELITA de 2016 está muito bonita, primeiro por conta da própria orientação da equipe gestora da FICC de que se fizesse uma feira literária com um olhar mais voltado para os jovens. “Teremos, por exemplo, a estreia do espaço Felita Teens, que vai trazer bate papo com escritores que escrevem para esse público mais jovem e mostra de livros também voltada para esse público. Teremos também a repetição de espaços importantes como o ‘Palavras Por Palavras’, em que escritores de destaque estarão debatendo temas atuais; teremos o ‘Espaço Orfeu’, dedicado sobretudo aos nossos escritores locais; o ‘Espaço Letras Que Voam’, feito com muito carinho para as crianças e que contará com a participação da dupla Tute & Zalum”, explicou o curador.

OFICINAS CRIATIVAS
A Festa Literária de Itabuna – FELITA contará ainda com uma homenagem aos ex-presidentes da FICC, com a articulação de oficinas criativas. As oficinas estarão voltadas para a ampliação de conhecimentos sobre Mangá, Histórias em Quadrinhos, Contação de Histórias e Literatura & Economia Criativa. Além disso, estão confirmadas aulas hows com as professoras Lorenza Mucida e Mara Rute, além das apresentações musicais e artísticas que dão à Festa Literária o caráter multifacetado, numa interlocução da literatura com a música, com o teatro e com a poesia. “Personalidades importantes da literatura jovem em nossa região como Pawlo Cidade e Ramon de Freitas Ribeiro já confirmaram presença”, ratificou a professora Denize Tavares, uma das co-curadoras da FELITA.
TEXTO: ERIC SOUZA

Nenhum comentário: