quarta-feira, 9 de março de 2016

CONHEÇA A HISTÓRIA DO LOGOTIPO / LOGOMARCA


Uberaba - MG (DINO)

Muito além de um conjunto de letras coloridas mescladas a elementos tipográficos, o logotipo é a representação gráfica de uma marca, ou seja, aquilo que reforça a imagem de uma indústria ou serviço.

Um logotipo só se torna conhecido se seguir uma espécie de padrão gráfico e visual, e acredite: isso é muito mais antigo do que parece.
Desde o início da história, a civilização vem utilizando imagens e símbolos para representar pessoas, ideias e, grosso modo, produtos. Na Roma antiga, por exemplo, mosaicos que possuíssem a figura de um elefante certamente estariam retratando que determinado indivíduo esteve no Continente Africano.

Dando um grande salto do tempo chegamos à era das primeiras tecnologias no setor gráfico, e é nesse período que os logotipos ganham um toque mais moderno, deixando para trás suas características vitorianas.

Sendo assim, não demorou muito para que estas peças gráficas se tornassem de grande valia no comércio o que acabou gerando, inclusive, uma certa competição.

O que um bom logo deve ter?

Tal qual a capa de um livro, o refrão de uma música e o título de um filme, um bom logotipo tem que ser inesquecível e não passar despercebido aos olhos dos “consumidores plenos”, e também, dos “possíveis consumidores”.

Aliado a isso é importante que o logotipo seja algo atemporal, acrônico, que apesar do passar do tempo não perca sua credibilidade e identidade. Um bom exemplo disso é o logo da “Coca-Cola” que é o mesmo desde 1940.

Cabe ressaltar que características como simplicidade, versatilidade e adequação também são pré-requisitos para um bom logo.

- A simplicidade é essencial porque quanto mais simples for o elemento gráfico mais fácil de ser reconhecido, e, mais difícil de ser esquecido. Detalhes demais às vezes atrapalham;

- Já o quesito versatilidade é observável quando, apesar de ser colocado em vários fundos e ser impresso em diferentes tamanhos, o logotipo não perde sua essência. Não se torna irreconhecível;

- Por fim, cabe dizer que o logo deve estar adequado a seu propósito. Por exemplo, se pensado para o público feminino, cores e fontes que chamem a atenção desse público são necessárias.

Se depois de ler este artigo você está interessado em fazer um logo para sua empresa, mas não sabe por onde começar, nossa dica é a “Sollide”, uma empresa que cria logotipos pela internet desde 2008. No site você encontra todas as informações.

Nenhum comentário: