terça-feira, 17 de novembro de 2015

Renée Albagli e Margarida Fahel apoiam Adélia e Evandro

Renée Albagli Nogueira - Reitora e Margarida Cordeiro
Fahel - Vice-Reitora.  Períodos: 1996-2000 / 2001-2004
No próximo dia 25 de novembro, a comunidade acadêmica da UESC estará reelegendo os Professores Dra. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro e o Dr. Evandro Sena Freire. A legitimidade desta eleição, pela ampla participação da comunidade acadêmica, será essencial como demonstração da força e autonomia daquela Instituição. Sabemos do manancial de docentes qualifica dos para ocupar esse cargo, mas temos certeza de que esses mesmos professores reconheceram que é hora de reafirmar que Adélia e Evandro, dotados de comprovada competência e de espírito público, estão preparados para um novo desafio, no sentido de ampliar e concretizar o que consideram essencial à Instituição.
A UESC é um dos maiores patrimônios de nossa Região. A ela cabe, como Responsabilidade Social, a formação de profissionais qualificados, cabe-lhe o fortalecimento científico e tecnológico, cabendo-lhe, também, fortemente, atuar como agente de desenvolvimento regional.
Este papel vem se desenvolvendo acertadamente e, em nosso entender, a gestão 2012/2016 se caracterizou, efetivamente, por uma arrojada política de acesso e permanência, em consonância com o MEC, embora, ainda se justifiquem algumas reflexões, especialmente no que se refere à ociosidade de vagas, o que se nos afigura incompatível com uma universidade pública. Também reconhecemos que a continuidade do processo de consolidação do projeto acadêmico se faz, indiscutivelmente, pela ampliação da oferta dos cursos de graduação, assim como por um trabalho extensionista mais amplo, bem como pela expansão da pós-graduação, caminho natural para uma universidade que pretende e precisa ser referência em pesquisa e inovação.
É mister analisar que esse período se caracterizou, também, pelo corte nas políticas de financiamento das atividades de qualificação e expansão, através da CAPES, com reflexos na UESC e nas demais universidades do país. Este é um problema difícil de ser enfrentado, uma vez que estão em curso atividades de pós-graduação, capacitação de docentes do ensino básico e plano de aquisição de periódicos, ferramenta esta essencial para a atualização do trabalho acadêmico e tudo se constituindo em atividades inerentes ao projeto universitário. Constitui, também, desafio para o próximo quadriênio, a conquista, pelas IES Estaduais da Bahia, da ampliação dos seus quadros docentes, fator indispensável à progressão dos professores, a fim de que seja assegurada, efetivamente, a carreira docente, fixando a competência instalada e visando a plena continuidade das atividades fins da Universidade.
E, tudo isso tem sido buscado, inclusive com a liderança pela UESC da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM, que tem exatamente como sua Presidente, a Profa. Adélia Pinheiro.
Por todas estas razões, estamos apoiando a Profa. Adélia e o Prof. Evandro e almejando que todos os professores, servidores técnico-administrativos e estudantes estejam engajados entusiasticamente nessa campanha e, com seus votos, darão uma demonstração de compromisso com a UESC e com a sociedade regional e baiana.

Nenhum comentário: