segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cientistas descobrem cura para o cabelo grisalho


Cabelos grisalhos são um dos sinais clássicos de envelhecimento que podem levar a uma crise de meia idade para alguns, mas de acordo com uma nova pesquisa pode eventualmente dia ser uma coisa do passado, para grande desgosto dos fabricantes de tinta de cabelo.
Uma equipa de pesquisadores europeus afirma ter encontrado não só a causa para a raiz dos cabelos brancos, mas também um tratamento para a doença. Além disso, o tratamento pode ajudar as pessoas com vitiligo, uma doença que provoca a perda de pigmentação em manchas de pele.
É sabido há anos que o cabelo fica grisalho devido a um acúmulo natural de peróxido de hidrogênio nos folículos pilosos, o que causa stress oxidativo e envelhecimento. (Soluções de peróxido de hidrogênio têm sido usadas há anos como uma maneira barata e fácil de oxigenar o cabelo).
Em pessoas mais jovens, uma enzima chamada catalase decompõe o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio  Mas os níveis mais baixos dessa enzima, combinados com baixos níveis de enzimas chamadas MSR A e B, que o reparam o dano do peróxido de hidrogênio, causam com que o cabelo fique grisalho com a idade.
Os pesquisadores, cujos resultados são publicados na publicação de biologia experimental FASEB Journal, analisaram 2.411 pessoas com vitiligo. Ao olhar para as pessoas com dois tipos diferentes de vitiligo - estritamente vitiligo segmentar (SSV) e vitiligo não segmentar (NSV) - eles descobriram que ambos os tipos resultavam de stress oxidativo.
E pela aplicação de um tratamento tópico, uma substância chamada PC-Kus, os pesquisadores trataram com sucesso a descoloração da pele e os cílios de pessoas com vitiligo. Embora os cabelos grisalhos nem sempre sejam um sinal de boas-vindas do envelhecimento, algumas evidências sugerem que pode ser um indicador de boa saúde.
"Durante gerações, inúmeras soluções têm sido inventadas para esconder os cabelos grisalhos", disse Gerald Weissmann, editor-chefe do FASEB Journal. "Mas agora, pela primeira vez, um tratamento real que chega à raiz do problema foi sido desenvolvido."
O tratamento vai ser uma boa notícia para as pessoas com casos graves de vitiligo. "Esta condição, embora tecnicamente estética, pode ter sérios efeitos sócio-emocionais", disse Weissmann. "O desenvolvimento de um tratamento eficaz ... tem o potencial de melhorar radicalmente a vida de muitas pessoas".
Editado do ciencia-online.net

Nenhum comentário: