segunda-feira, 25 de março de 2013

ILHÉUS X ITABUNA ou INVEJA MATA

Historicamente Ilhéus e Itabuna, disputam a "liderança" no sul da Bahia. Itabuna, com seu comércio forte e Ilhéus com suas praias de areia branca.
As duas competem nos itens mais absurdos, com tímidas vantagens para Itabuna, que sempre foi mais suja e fedorenta, embora Ilhéus, sempre segue de perto com seus lixões e ruas sujas, acrescentando ainda que Itabuna é "solidária" na disputa e contribui para deixar Ilhéus mais porca no verão e épocas chuvosas, enviando baronesas através do rio Cachoeira, por onde também desovam toneladas de "cocô" e esgoto nas praias de Ilhéus durante todo o ano.
Obviamente, como Itabuna é (um pouquinho) mais  suja, tem batido todos os recordes de infecção de dengue e propiciando um confortável habitat do mosquito aedes aegypt. Ilhéus, com inveja segue no calcanhar de Itabuna e tenta a todo custo tomar o trono de Itabuna e já disponibiliza piscinões para criadouro do mosquito em seus milhares de buracos pelas ruas.
Itabuna, sempre eficiente em tudo tornou-se, repetinamente, a cidade mais violenta do Brasil para jovens entre 14 e 29 anos de 2011 para cá, mas nem bem tem comemorado, Ilhéus iniciou em 2013 o período de carnificina e também está matando seus jovens a bala, e, como a inveja é grande, também usa os mesmo modus operandi , com motos e caronas armados.
A inveja no campo cultural também é acirrada. Ilhéus adotou Jorge Amado e duvida que o escritor famoso mundialmente tenha nascido em Itabuna, cidade que metralhou sua estátua erguida em homenagem ao centenário do escritor já falecido.
Já na política, Itabuna e Ilhéus tem empatado quando o ítem é "quem tem o pior prefeito". Na antiga charge, uma das disputas quando dois "Niltons" governavam Ilhéus e Itabuna em tempos de outrora. www.marcosmauricio.blogspot.com

Nenhum comentário: