segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

OS MISERÁVEIS COLECIONA PRÊMIOS

Filme baseado no livro OS MISERÁVEIS, do escritor francês Victor Hugo, adaptado por Ben Affleck, superou o grande favorito "Lincoln" de Steven Spielberg no Globo de Ouro deste ano, uma prévia do Oscar. Dos sete prêmios concorridos, OS MISERÁVEIS levou 3 e Spielberg, outrora favorito, se conformou com apenas 1.
Sinal de que OS MISERÁVEIS deve ser uma adaptação convivente, mas acredito que impossível de ser igualado na leitura do próprio livro. Victor Hugo produziu clássicos "proféticos" como "Da Terra a Lua" que antecipou em alguns séculos a mentira da ida do homem à lua pelos EUA.
Como leitor compulsivo de Victor Hugo sinto uma mescla de alegria e tristeza com esta premiação. A banalização de uma obra clássica como OS MISERÁVEIS seria inevitável numa versão adaptada, mesmo sabendo que o escritor era especialista em escrever com riquezas de detalhes as características físicas dos seus personagens bem como o figurino, ambiente e época. Na foto uma das versões de OS MISERÁVEIS com adaptação do novelista Walcyr Carrasco, com direito a erros grosseiros, já que logo no início fala que Jean Valjean, personagem central, era um homem de altura mediana, no discorrer do livro, já mostra um personagem gigante, forte e bondoso (como no caso em que salvou um velhinho atolado embaixo de uma carroça), sem falar que em determinado episódio há um salto grotesco no texto, mas aí deve ter sido erro da editora.
Marcos Mauricio

Nenhum comentário: