sábado, 7 de julho de 2012

CIENTISTAS TENTAM EXPLICAR DESLOCAMENTO DE ESTÁTUAS GIGANTES NA ILHA DE PÁSCOA





MILHARES de teorias foram criadas tentando explicar como as imensas estátuas de pedra pesando toneladas, conhecidas como MOIA (ou MOAI), foram deslocadas do lugar onde foram esculpidas e enfileiradas intactas a centenas de metros nas praias ao redor da Ilha. Cientistas de todo mundo engafinham com esotéricos sobre o assunto. É fato que, numa época remota, povos desenvolveram "tecnologias" e técnicas que simplesmente desapareceram junto com uma civilização.
As grandes estátuas aguçam a imaginação de cientistas, religiosos e oportunistas a conjecturar sobre a obra fantástica deixada como legado na ilha vulcânica mais distante de qualquer lugar povoado do planeta, em pleno Oceano Pacífico, a 4.100 km do Taiti e a longos 3.700 km da costa da América do Sul.
O lugar é envolto em mistérios, para começar, os habitantes desapareceram sem deixar vestígios, nem mesmo corpos ou túmulos encontraram em buscas arqueológicas. Cientistas teorisam que o desaparecimeto da civilização descoberta no domingo de Páscoa (daí o nome) em 1722 seria, provavelmente, por problemas de consaguinidade. Ou seja, tornaram-se estéreis com o tempo e foram extintos e seus corpos talvez queimados, pelo menos nisso os cientistas chegaram a uma conclusão convincente já que o isolamento desse povo misterioso é justamente configurado com a presença das estátuas gigantes fitando o horizonte e espantando algum improvável intruso.
AS ESTÁTUAS GIGANTES
Mais uma teoria testada por Terry Hunt e Carl Lipo do National Geographic tenta explicar como isso aconteceu. No site Hype Science tem a matéria completa em inglês, e aqui embaixo um vídeo mostrando como se pode mover enormes estátuas.
Na minha opinião é apenas uma tentativa de explicar o mistério, já que o teste foi feito em terra plana, ao contrário da Ilha de Páscoa que é rochosa e terreno irregular como podemos conferir nas fotos acima. Marcos Mauricio

Nenhum comentário: