quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VELHOS JOVENS

Os nossos jovens estão "se achando". Acreditam eles que, nós de "quarenta e uns", somos desatualizados (nem tanto, óia eu com um blog), orgulham-se de serem "membros" da chamada "Geração Y", e ficam escandalizados em saber que nós, os quarentões até pouco tempo usávamos celulares do tamanho de um sapato 39, os consoles modernos jogaram os velhos videogames no fosso do esquecimento.
Sillas, meu filho de 14 anos, então com 12  ficou espantado quando lhe mostrei um LP de vinil, achou que era um CDzão, imagine se eu tivesse mostrado uma máquina de datilografia? Inevitavelmente iria perguntar onde fica a impressora.
Hoje não existem mais gírias, mas uma mudança forçada do linguajar, especialmente na Internet que, aliás, nem se fala mais em linha discada. Hoje o que tá "bombando" é encarar uma tela de LCD e trocar palavras sem nexo, fotos digitais e filmes com pessoas desconhecidas. Todavia, os apetrechos modernos são meros detalhes diante do modo de vida imposto aos nossos jovens.
No mundo dos jovens modernos, podemos assistir também o quanto eles estão "ultrapassados". Músicas horríveis, de péssimo gosto; banalização da sensualidade; não gostam de ler livros, jornais; as drogas dominando suas mentes; violência ameaçando o futuro... Vejo que, os que chegarem nos quatro-ponto.dois não terão saudades da juventude. Que Deus tenha misericórdia. marcosmauricio.blogspot.com

4 comentários:

Laíse Galvão disse...

Não generalize tanto, eu com meus 20. adoro ler e já tirei foto com maquina analógica. Mas não sinto falta dessa época com uma maquina digital nas mãos e um computador com internet onde posso ter acesso grátis a uma infinidade de livros. Nos geração Y também podemos usar a modernidade a nosso favor. E não só assassinar o português, escutar musicas que insinuam ao sexo como muitos insistem em fazer, ficando horas na frente de um computador e esquecendo de conviver diretamente com a sociedade.

Tunin disse...

Sempre houve jovens interessados na leitura e os não interessados. O que preocupa hoje é o linguajar quebrado que eles usam na internet e quando vão escrever algo que merece maior rigor não têm o domínio da língua.Os de idade de 20 anos para trás não conhecem as antigas máquinas de escrever, nem as fotográficas convencionais. Sorte deles, pois "catilografar" naquelas, era simplesmente um horror. Porém tudo isso, remete-nos ao que a palavra do Senhor preconiza. Abçs(olha aqui a juventude atuando no abreviar a palavra abraços?)rsrs.

NUBIA disse...

Tá certo. Somente porque alguns leem não significa que está generalizando. Sou professora e vejo a dificuldade (GERAL) do alunado em 4 classes, sendo que cerca de 180(100%) não sabem discernir um texto simples, isso no 3º ano do ensino médio. Claro que a péssima extrutura e a imposição do MEC em metodologias "modernas" contribuem para o quadro terrével de hoje.

NUBIA disse...

arvaTá certo. Somente porque alguns leem não significa que está generalizando. Sou professora e vejo a dificuldade (GERAL) do alunado em 4 classes, sendo que cerca de 180(100%) não sabem discernir um texto simples, isso no 3º ano do ensino médio. Claro que a péssima extrutura e a imposição do MEC em metodologias "modernas" contribuem para o quadro terrível de hoje.