sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

1969 – EBAL CHAMA CANAVIEIRENSE DE BURRO

Há cerca de 42 anos, a EBAL - Editora Brasil América reinava absoluto na popularização de histórias em quadrinhos, atigindo o seu ápice com os gibis da Marvel Comics. Provavelmente, as opções de laser eram poucas e a leitura de gibis era o vício das crianças e jovens da época.
Muitos desses jovens fãs das HQ sustentavam editoras como a poderosa EBAL e até sonhavam em trabalhar no mundo encantado de uma destas editoras.
Dentre estes Paulo Cezar Ramos Carvalho, morador de Canavieiras no sul da Bahia ousou sonhar em ser um redator, ou como chamavam na época, um argumentista das histórias em quadrinhos.
A mensagen do baiano foi publicado numa revista do PODEROSO THOR, O DEUS DO TROVÃO de 1969, na sessão de cartas.
Tratando o leitor com grosseria, prepotência e preconceito, o editor da EBAL praticamente o chamou de burro, zombou da sua carta, por fim mandou Paulo Cézar estudar, e com chacota disse que “ainda não podemos aceitar sua colaboração”.
Numa análise fria, o sr Paulo Cezar Ramos Carvalho, que em 1969 deveria ser um jovem, hoje não deve ter mais que 60 anos . Não acredito que esse coice da Ebal tenha frustrado seus sonhos.
Clic na imagem ao lado para ampliar. Www.marcosmauricio.blogspot.com

2 comentários:

Tunin disse...

Certamente o preconceito pelo nordestino falou mais alto no entender daquele senhor. É uma pena!

Matheus Silva Arts disse...

Nossa! Mas que relíquea!! rsrs
Revista do Thor de 1969... E com carta de um leitor de Canavieiras...
É, não é de hoje o preconceito com nordestinos...