sábado, 15 de fevereiro de 2025

Uesc aprova títulos honoríficos e reconhece trajetória de servidores


O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovou a outorga do título de Professor Emérito a Agenor Gaspareto, Hélio Estrela Barroco, Mércia Alves da Silva Margotto, Carmélia Amorim Teixeira e Norma Lúcia Vídero Vieira Santos, em reconhecimento a suas contribuições acadêmicas, científicas e administrativas à Instituição; e de Mérito Universitário às técnicas Gilda Maria di Tullio Campos, Maria Creuza de Jesus Viana e Rosinei Barros, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Uesc. Em decisão inédita aprovou o título de Doutor Honoris Causa ao professor Jerônimo Rodrigues – o primeiro governador agraciado com a honraria. Também foram aprovadas as concessões do título ao canoísta olímpico Isaquias Queiroz dos Santos, ao médico Sílvio Porto de Oliveira e as duas das mais importantes lideranças indígenas da região: Maria Valdelice Amaral de Jesus e Maura Rosa Vieira Titiah. Também na 83ª Reunião Ordinária do Consu a primeira de 2025, realizada no dia 10 de fevereiro, foram concedidos pela primeira vez os títulos de Professor Honoris Causa, a saber, a três personalidades que marcaram a história da educação superior pública na Bahia: José Bites de Carvalho, Evandro Nascimento Silva e Luiz Otávio de Magalhães. 
Professores Eméritos: reconhecimento a trajetórias de impacto
A honraria de Professor Emérito é concedida a docentes que, ao longo de suas carreiras, se destacaram significativamente em suas áreas de atuação e deixaram um legado duradouro para a Instituição e a sociedade.
Agenor Gaspareto: a pesquisa e o planejamento na Uesc
Com vasta experiência na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), onde atuou (1985 e 1990) no Centro de Pesquisa do Cacau, Agenor Gaspareto desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de estudos sobre mobilidade social e modernização tecnológica na lavoura cacaueira da Bahia. Além de sua atuação como docente, exerceu funções administrativas importantes, como Pró-Reitor de Extensão da Uesc (1994-1996) e assessor de planejamento, colaborando diretamente para a avaliação e o aprimoramento institucional da universidade.
Hélio Estrela Barroco: pesquisa e desenvolvimento regional
Hélio Estrela Barroco tem um legado acadêmico que inclui uma vasta produção de estudos e publicações voltadas ao turismo sustentável e ao desenvolvimento regional. Foi peça-chave na ampliação da produção científica e na formação de especialistas na área e responsável pela estruturação do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Turismo na Uesc. Sua contribuição administrativa permitiu a implementação de estratégias que consolidaram a Universidade no cenário acadêmico nacional.
Mércia Alves da Silva Margotto: pioneirismo na Medicina da Uesc
Na área da saúde, a professora Mércia Margotto desempenhou um papel decisivo na estruturação do curso de Medicina da Uesc. Foi responsável por coordenar a implementação da matriz curricular baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), um modelo inovador que elevou o curso a um dos melhores do Nordeste, conquistando conceito 4 no Enade em 2007. Lecionando disciplinas fundamentais como Anatomia Patológica, Ética e Comunicação Social em Saúde, deixou uma marca na formação de inúmeras gerações de profissionais médicos.
Carmélia Amorim Teixeira: qualificação do curso de Direito
A professora Carmélia Amorim Teixeira teve papel essencial na definição das diretrizes pedagógicas do curso de Direito da Uesc, contribuindo significativamente para a qualificação dos cursos jurídicos da instituição e para a formação de profissionais capacitados. Além de sua atuação como docente, publicou artigos acadêmicos na área jurídica, participou de eventos científicos relevantes e integrou bancas examinadoras de concursos públicos e processos seletivos para docentes.
Norma Lúcia Vídero Vieira Santos: gestão acadêmica e políticas educacionais
Com uma trajetória acadêmica sólida, a professora Norma Vídero se destacou na gestão da Universidade, ocupando o cargo de Pró-Reitora de Graduação (1996-1999), período em que coordenou reformulações curriculares e participou da elaboração do Estatuto e Regimento Geral da Uesc. Participou dos conselhos superiores da instituição (Consu, Consepe e Consad) e ajudou a aprimorar as políticas acadêmicas da universidade. Além disso, atuou como Conselheira do Conselho Estadual de Educação, contribuindo para a formulação de políticas educacionais na Bahia.
Reconhecimento também aos técnicos da Uesc
Além dos títulos de Professor Honoris Causa e Professor Emérito, a Uesc concedeu o título de Mérito Universitário às servidoras Gilda Maria di Tullio Campos, Maria Creuza de Jesus Viana e Rosinei Barros, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à universidade.
Momento histórico para a Uesc
Para o presidente do Conselho e reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, “a decisão do Consu representa um marco na história da Universidade, reforçando seu compromisso com a valorização de profissionais que melhoram significativamente o ensino superior público na Bahia. Com essa iniciativa, a Universidade reafirma sua missão de considerar e celebrar trajetórias acadêmicas e administrativas que fortalecem a educação pública, gratuita e de qualidade. A solenidade de entrega das honrarias ainda não tem data definida, mas deverá reunir membros da comunidade acadêmica, autoridades, familiares dos homenageados e a sociedade em geral para celebrar o momento histórico.

Nenhum comentário: