segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Associação Comercial comemora 130 anos com exposição fotográfica interativa e inovadora

Em comemoração aos 130 anos da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), será lançada uma exposição de artes fotográficas interativas e itinerantes, intitulada “A História do Comércio de São Paulo - 130 anos da Associação Comercial de São Paulo”. A mostra contará com um livro de arte fotográfica, textual e impresso, além de um aplicativo que utiliza tecnologia de realidade aumentada (RA), proporcionando uma experiência inovadora e imersiva para o público. A exposição será inaugurada em 6 de dezembro de 2024, na sede da ACSP. A partir de janeiro de 2025, percorrerá as estações de metrô Sé, Trianon-Masp, Santana e Paraíso. Com uma proposta multifacetada, o projeto busca resgatar o legado da ACSP, uma instituição emblemática para o desenvolvimento econômico e social de São Paulo, valorizando também a contribuição histórica das comunidades libanesa, portuguesa, italiana, judaica e japonesa. A exposição conecta passado e presente, enfatizando a relevância da ACSP e dos pontos históricos do centro paulistano que foram impactados por essas comunidades, levando ao público uma abordagem que combina cultura, história, tecnologia e interatividade. Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo, ações como essa enriquecem e unem ainda mais a história da entidade com a história da cidade de São Paulo. “Aos 130 anos, a ACSP continua sendo uma das principais entidades empresariais do país. O livro e a exposição de fotos vão mostrar como foi a trajetória de uma instituição tão fundamental para a história do comércio e do empreendedorismo em São Paulo e no Brasil”. A exposição será composta por 48 fotografias de artes plásticas, das quais 30 incluirão a tecnologia de realidade aumentada. Cada quadro, impresso em vinil adesivo fosco, é projetado para transportar o público a momentos históricos, revivendo personagens e cenários icônicos que marcaram a trajetória da ACSP. O aplicativo de realidade aumenta a experiência, permitindo que os visitantes explorem uma narrativa visual que conecta a rica história da associação e da cidade de São Paulo.Uma celebração da memória e da cultura paulistana
O livro de arte fotográfica e textual é um dos destaques do projeto. Com uma tiragem de 3.000 exemplares, o volume é composto por 100 páginas que documentam os momentos de triunfo e superação da ACSP através de imagens cativantes da fotógrafa Luciana Pupo Ferreira Müller e textos escritos por Marcel Domingos Solimeo e Arthur Gebara Junior. Destinado a ser um verdadeiro tesouro de memórias, o livro busca imortalizar o rico legado da ACSP e o impacto que a instituição teve na cidade de São Paulo.
Experiência interativa e educativa
Mais do que uma exposição convencional, o projeto traz uma nova abordagem no campo da cultura e da educação, explorando o uso da realidade ampliada para conectar o passado e o presente. A exposição também conta com recursos de IA e fará com que personagens, como o fundador da associação, ganhem vida e respondam perguntas dos visitantes.

Nenhum comentário: