No evento, o escritor e professor da UESC, Agenor Gasparetto, diretor da Via Litterarum, lembrou o início da editora em 2004, com a edição de cinco títulos, dois deles de Odilon Pinto: “Coisas da Vida”, e “Usos do Português”. “Iniciamos a editora com cinco títulos, dois dos quais de Odilon, além de obras de Ariston Caldas ,Valdenir Andrade e Bira Lima. Naquele tempo, era necessário fazer grandes tiragens para obter melhor preço”, lembrou Gasparetto.O professor Noel Freitas, especialista em Ciências Humanas, leu um emocionante texto do escritor. A jornalista Celina Santos, do jornal Diário Bahia, lembrou a responsabilidade e dedicação de Odilon que foi colunista da publicação por muitos anos. Odilon teve seis filhos.Dois deles, Marcos Vinicius e Antonieta, compareceram a cerimônia, e compartilharam lembranças e detalhes do cotidiano do escritor, sempre dedicado à literatura.
Gasparetto também presenteou Antonieta, com a xilogravura Cantadores, do artista Pita Paiva, de Uibaí, região de Irecê, Bahia, que buscava retratar a vida do escritor. Ela, emocionada, cantou uma canção de Marisa Monte. "Encomendei a xilogravura em homenagem a um dos dons ou talentos de Odilon, a música. Ele foi um grande contador de estórias e um dos melhores linguistas da nossa região", ressaltou Gasparetto.
Comemoração de Aniversário e Homenagens
O Centro Cultural Teosópolis também prestou uma homenagem especial a Agenor Gasparetto pelos 20 anos da editora Via Litterarum. A celebração incluiu o tradicional bolo de aniversário e o animado “Parabéns pra Você”. Escritores locais ressaltaram a importância do trabalho da editora e de Gasparetto para o cenário cultural grapiúna, especialmente no que se refere à publicação de obras regionais. “A Via Litterarum e Gasparetto têm sido fundamentais para o apoio à arte e à cultura da nossa região”, ressaltou a historiadora Janete Macedo.
Lançamento de livros
Durante o evento diversos escritores lançaram suas obras e explanaram sobre seus livros dentre eles: Ruy Póvoas, lançou Outros Dizeres; Maria Rita Prudente, autografou: A Formiguinha Bianca, A Loja de Vender Canoas e Minha Mãe Virou girassol. Também fizeram lançamentos os escritores Otoniel Santiago Neves, com seu livro Contos e Crônicas de um tempo; Lenilza Teodoro, apresentou o livro Iluminação Poética, Cláudio Zumaêta, A Unha do Elefante, Jorge Araújo Souza; As Marcas da Grey1,2 e 3, Mayone Lourenzzo lançou sua obra; O livro Diário de um quase fim de mundo. "Obras, autores & Autógrafos ", contou com o apoio da Academia de Letras de Itabuna (Alita),Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral) e Editora Via Litterarum.
Redação: Gilvan Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário