Londres – O temor de que profissionais de jornalismo possam ser substituídos por avatares gerados por inteligência artificial (IA) se concretizou esta semana na Polônia. A OFF Radio Krakov lançou três apresentadores alimentados por IA após demitir mais de 10 membros da equipe. O diretor da emissora, Marcin Pulit, explicou que o projeto é um “experimento sem precedentes” destinado a responder a uma pergunta que assombra a imprensa: a IA representa uma oportunidade ou uma ameaça ao futuro do jornalismo?
Para Mateusz Demski, jornalista e crítico de cinema que apresentava um programa na estação pública até agosto e está entre os demitidos, a resposta é clara. Ele protestou veementemente contra a novidade e criou uma petição que rapidamente ultrapassou 15 mil assinaturas, além de ter provocado uma reação do governo.Krzysztof Gawkowski, ministro de assuntos digitais e vice-primeiro-ministro, escreveu no X (antigo Twitter) dizendo que havia lido o apelo de Demski e que é preciso regulamentar a IA.
Não é a primeira vez que uma emissora de rádio ou TV usa apresentadores gerados por IA.
Isso tem acontecido em várias partes do mundo, por vezes servindo a propósitos sociais.
Alguns exemplos são uma iniciativa para proteger jornalistas sob risco na Venezuela usando avatares para dar notícias contrárias ao governo e outra em que uma apresentadora criada com IA no Peru lê informações no idioma quechúa .
Mas no caso da Polônia, a substituição na sequência de uma leva de demissões elevou as preocupações com empregos e com a qualidade da informação.
E o motivo pode ser financeiro, já que as verbas de mídia do setor público foram cortadas na Polônia e o diretor da OFF Radio disse que a audiência estava “perto de zero”.
A estação na cidade de Cracóvia disse que seus três avatares foram criados para atingir ouvintes mais jovens falando sobre questões culturais, artísticas e sociais, incluindo as preocupações das pessoas LGBTQ+.
A IA no jornalismo da OFF Radio
Os substitutos dos jornalistas demitidos foram bem “humanizados” e caracterizados como representantes da Geração Z no site da emissora. De acordo com a biografia de Emi Nowak, ela é especialista em cultura pop, segue apaixonadamente as últimas tendências do mundo do cinema, música e moda e “ama cinema independente”. Na apresentação, a OFF Radio destaca que o conteúdo que eles apresentam é elaborado por jornalistas verdadeiros que utilizam ferramentas de inteligência artificial. Junto com a apresentação dos radialistas gerados por IA, a OFF Radio anunciou uma “enorme dose de conhecimento sobre esta tecnologia, vista por muitos cientistas como uma ameaça”.
A rádio disse que colocará no ar uma programação especial em que cientistas, publicitários, advogados e pessoas da indústria criativa falarão sobre vários aspectos do desenvolvimento da inteligência artificial e o seu impacto na ciência, nos meios de comunicação, na cultura e na sociedade.
Redação MediaTalks
Nenhum comentário:
Postar um comentário