1. Ignorar palavras de aproximação
Palavras como "aproximadamente", "cerca de" e "em torno de" são essenciais em questões de cálculo, especialmente em Matemática e Ciências da Natureza. Muitos alunos ignoram esses termos e tentam buscar respostas exatas, o que nem sempre é necessário.
2. Desconsiderar as unidades de medida
Em questões de Física e Química, esquecer de converter unidades, como de metros para centímetros ou de horas para segundos, é um erro comum. Esse detalhe pode comprometer toda a resolução do problema.
3. Não identificar o tema central da questão
Muitas vezes, os alunos tendem a seguir a ordem da questão, lendo o enunciado e depois a pergunta. "Principalmente em questões com textos maiores, orientamos a começar lendo a pergunta de fato, normalmente posicionada entre o texto e as alternativas, para depois ler efetivamente o enunciado. Assim, o aluno já sabe o que procurar no enunciado e entender o foco da questão”, sugere Cordeiro.
4. Erro na interpretação de gráficos e tabelas
Alguns gráficos apresentam mais de uma variável ou múltiplos eixos. A leitura incorreta desses elementos faz com que o aluno perca informações cruciais. É fundamental observar as legendas e escalas para evitar erros.
5. Uso inadequado de fórmulas
Na pressa de resolver rapidamente, muitos alunos aplicam fórmulas sem verificar se são adequadas à situação proposta. Revisar o enunciado antes de escolher a fórmula pode evitar erros. “Às vezes, a fórmula certa está na ponta da língua, mas o problema exige um raciocínio diferente”, esclarece Loch.
6. Falta de planejamento na redação
Segundo Felix, não planejar a redação leva o aluno a criar um texto confuso, sem um argumento central claro. “Sem um bom planejamento, o estudante acaba escrevendo qualquer coisa que vem à mente, e isso prejudica a qualidade da argumentação”, ressalta.
7. Repetição de ideias e argumentos
Outro erro comum na redação é repetir a mesma ideia várias vezes, em vez de desenvolver novos e sólidos argumentos. Isso empobrece o texto e prejudica a coesão. “É preciso uma progressão de ideias, em que cada parágrafo traga algo novo”, recomenda o professor de Redação.
8. Confusão com números decimais
Em questões de Matemática, confundir a posição da vírgula nos números decimais é um erro clássico, especialmente em operações com grandes números ou ao arredondar resultados.
9. Falta de revisão
Muitos alunos entregam a prova sem revisar as respostas, o que aumenta a chance de erros simples passarem despercebidos. “Uma segunda leitura pode ajudar a identificar erros de interpretação ou de cálculos que o aluno não percebeu inicialmente”, alerta Loch.
10. Gestão ineficiente do tempo
A má gestão do tempo é um dos maiores desafios para os candidatos. “O Enem é uma prova longa e cansativa. Saber quanto tempo dedicar a cada questão é essencial. Muitos gastam tempo demais em uma questão difícil e depois ficam sem tempo para as mais fáceis”, conclui Cordeiro.
Palavras como "aproximadamente", "cerca de" e "em torno de" são essenciais em questões de cálculo, especialmente em Matemática e Ciências da Natureza. Muitos alunos ignoram esses termos e tentam buscar respostas exatas, o que nem sempre é necessário.
2. Desconsiderar as unidades de medida
Em questões de Física e Química, esquecer de converter unidades, como de metros para centímetros ou de horas para segundos, é um erro comum. Esse detalhe pode comprometer toda a resolução do problema.
3. Não identificar o tema central da questão
Muitas vezes, os alunos tendem a seguir a ordem da questão, lendo o enunciado e depois a pergunta. "Principalmente em questões com textos maiores, orientamos a começar lendo a pergunta de fato, normalmente posicionada entre o texto e as alternativas, para depois ler efetivamente o enunciado. Assim, o aluno já sabe o que procurar no enunciado e entender o foco da questão”, sugere Cordeiro.
4. Erro na interpretação de gráficos e tabelas
Alguns gráficos apresentam mais de uma variável ou múltiplos eixos. A leitura incorreta desses elementos faz com que o aluno perca informações cruciais. É fundamental observar as legendas e escalas para evitar erros.
5. Uso inadequado de fórmulas
Na pressa de resolver rapidamente, muitos alunos aplicam fórmulas sem verificar se são adequadas à situação proposta. Revisar o enunciado antes de escolher a fórmula pode evitar erros. “Às vezes, a fórmula certa está na ponta da língua, mas o problema exige um raciocínio diferente”, esclarece Loch.
6. Falta de planejamento na redação
Segundo Felix, não planejar a redação leva o aluno a criar um texto confuso, sem um argumento central claro. “Sem um bom planejamento, o estudante acaba escrevendo qualquer coisa que vem à mente, e isso prejudica a qualidade da argumentação”, ressalta.
7. Repetição de ideias e argumentos
Outro erro comum na redação é repetir a mesma ideia várias vezes, em vez de desenvolver novos e sólidos argumentos. Isso empobrece o texto e prejudica a coesão. “É preciso uma progressão de ideias, em que cada parágrafo traga algo novo”, recomenda o professor de Redação.
8. Confusão com números decimais
Em questões de Matemática, confundir a posição da vírgula nos números decimais é um erro clássico, especialmente em operações com grandes números ou ao arredondar resultados.
9. Falta de revisão
Muitos alunos entregam a prova sem revisar as respostas, o que aumenta a chance de erros simples passarem despercebidos. “Uma segunda leitura pode ajudar a identificar erros de interpretação ou de cálculos que o aluno não percebeu inicialmente”, alerta Loch.
10. Gestão ineficiente do tempo
A má gestão do tempo é um dos maiores desafios para os candidatos. “O Enem é uma prova longa e cansativa. Saber quanto tempo dedicar a cada questão é essencial. Muitos gastam tempo demais em uma questão difícil e depois ficam sem tempo para as mais fáceis”, conclui Cordeiro.
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