sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Os Quakers e a fundação da Colônia de Pennsylvania : ética religiosa e liberalismo

O que tem em comum a tradicional caixinha de aveia Quaker, com o ingles William Penn e o condado da Pennsylvania? Bom, a pergunta é um tanto retórica já que Penn é o cara que ilustra a embalagem desde o século XVI, e  a aveia era fabricação e produto das terras da Pensilvanya que antes de ser um condado foi  colônia de Pennsylvania empossada pelo inglês que era adepto e precussor da igreja dos chamados Quaker's, ou "tremendos", uma espécie de "reteté" ou para alguns "tremeliques" quando oravam a Deus. Na igreja não havia pastores, e segundo Voltaire que fez entrevista com Penn ainda na Inglaterra registrou que os cultos eram reuniões onde todos poderiam, por ordem, se manifestarem para passar os recados e profecias de Deus e toda a congregação tremia e exaltação e tremeliques, daí o nome dos Qualker's. Voltaire deixou esse registro nas Cartas Filosóficas, que mais tarde foi apelidada como Cartas Diabólicas.
 William Penn recebeu as terras em troca de dívidas que o governo americano tinha com o seu pai, então criou um refúgio espiritual no Novo Mundo para os perseguidos por sua fé, atraindo grande quantidade de imigrantes europeus. 
Nesta grande comunidade o pensamento da igreja Quaker quase extinta na Europa por pregar fundamentos de liberdade de pensamento, democracia, tolerância religiosa e pacifismo e desobediência às leis e não aceitarem homens como autoridades sobre os demais. Rejeitavam reis, governadores, juizes, mas não eram penalizados por isso porque pagavam seus impostos e apenas conduziam os negócios da província baseada na ética cristã, e assim, tornaram-se tão ricos que assustavam as autoridades. 
Os acordos firmados entre Penn e as tribos Leni-Lenape, para aquisição de terras, foram mantidos em respeito mútuo desde a fundação em 1682 prosperando por 55 anos. Porém os colunos venceram a batalha e em 1737 usando A Carta constitucional de 1701, efetivou-se a Independência da Pennsylvania, oportunamente,  tornou-se uma das mais prósperas e politicamente participativas entre as províncias americanas. Marcos Mauricio

Nenhum comentário: